Não se sabe ao certo quem o inventou, de onde veio, quem o trouxe para as mesas das festas de aniversário das crianças dos ao lado dos sumos Tang, dos rebuçados diamante e das batatas fritas pala-pala. Pode muito bem ter vindo numa nave espacial do “Espaço 1999”, ter sido apresentado num programa do Júlio Isidro ou do Luís Pereira de Sousa. Consta que nem o saudoso professor José Hermano Saraiva, que tudo sabia, tenha conseguido desvendar o segredo do salame de chocolate, aquele que será sempre o doce mais nostálgico das casas portuguesas.

Foi por causa desta nostalgia e de ver como a mística do salame, que era feito em casa com a ajuda das crianças, foi desbaratada e agora todos compram sucedâneos de salame no supermercado e nas pastelarias, que Ana Leyva decidiu que estava na hora de “reinventar” o salame de chocolate. Pegou nas suas memórias de infância juntou-lhe alguma indignação pela industrialização e desvirtuamento deste bolo e, qual cientista que descodifica e reedita o ADN de um ser vivo, refez o salame com produtos biológicos, chocolate negro e cacau puro, sem corantes, conservantes ou aditivos e…sem bolachas Maria. Pois é… Tal como nós também o salame cresceu e teve que cortar o cordão umbilical com certas doçuras da infância. Surgiu assim um salame totalmente moderno, made in Portugal, onde as bolachas substituídas por frutos secos, ervas e bebidas licorosas. E Não é um salame qualquer. É o Sem Marias: salame de chocolate reinventado.

Quatro receitas diferentes de salame de chocolate reinventado com frutos secos de tradição portuguesa

“Não é um bolo, não é para comer em grossas fatias como as que se vendem nas pastelarias. É uma delicadeza para degustar em ocasiões especiais. Não é para crianças, é para maiores de 18 anos”, diz meio a sério meio a brincar, Ana Leyva, 41 anos, que depois de viajar pelo mundo a trabalhar em universidades como especialista em Marketing e Comunicação, foi mãe e decidiu mudar de vida. É provável que nenhuma revista cientifica faça um artigo sobre ela, no entanto, Leyva fez uma descoberta notável: o núcleo do salame, como pode ser visto aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sem Marias é assim um salame que tem um núcleo fogoso e uma crosta, como o planeta Terra. Para já existem quatro receitas diferentes do mais ingénuo de frutos vermelhos ao mais hardcore de amendoim e caramelo. Consoante o grau de gulodice de cada um. Os Sem-Marias são feitos com açúcar mascavado biológico em pouca quantidade.

Depois de passar um ano a testar receitas de salame com os mais variados ingredientes, usando a família para fazer degustações e até de pedir opinião de alguns chefs e cozinheiros de hotéis chegou a quatro receitas base. A saber:

1- Salame de frutos vermelhos, suspiro de lima, hortelã-pimenta

2- Salame de figo seco, ameixa, alperce, amêndoa e vinho do Porto

3- Salame de laranja com café, erva-doce e casca de laranja cristalizada

4- Salame de amendoim, caramelo e suspiro de cardamomo

“Os Sem Marias são um salame gourmet, para degustar, para sentir no palato as várias texturas e sabores que o compõem. Comparo-o a um bombom, que comemos lentamente, que deixamos a boca sentir os seus cambiantes”, explica autora a deixar-nos com “água na boca”.

Cada salame tem 17 centímetros e custa 25 euros. Dá para cerca de 17 fatias de degustação

Para Novembro há a promessa de uma nova receita para celebrar o São Martinho, com a utilização de castanhas e outros segredos. Sendo um doce que se pensa ser uma versão portuguesa de coisas parecidas que existem na Grécia e na Turquia, a sua origem parece ser claramente mediterrânica e Ana Leyva aposta na utilização de produtos de tradição portuguesa

Onde encontrar o Sem Marias?

Apesar de já estar à venda através do facebook e do site da marca, Ana Leyva só desde Maio começar começou a ter pontos de venda externos. Para já são apenas quatro: Mercearia da aldeia do Juso, Cascais, Supermercado Tradicional, Estoril, Mercearia D’Alentejo com Amor, Oeiras e Casa Cheiro a Café, no Oeiras Park. A partir de Setembro estará no mercado de Algés e no Pão de Açúcar das Amoreiras. Para além disso tem uma parceria com a distribuidora Integra 2 que leva os Sem Marias a qualquer ponto do país desde que encomendados com 48 horas de antecedência.

Cada bolo tem 17 centímetros e custa 25 euros. Mas também pode ser comprado à fatia. A autora sugere que cada fatia não tenha mais de 1 centímetro, o que dará para 17 fatias, pois a ideia é que os sentidos comam mais do que o corpo.

Salame de chocolate trufado com núcleo e cobertura à base de produtos portugueses