O aquecimento global está a antecipar a época das inundações dos rios na Europa, conclui um estudo divulgado esta quinta feira que se baseia na análise de dados ao longo de 50 anos.

Os dados revelam que os rios europeus estão a inundar na primavera, mais cedo, nas regiões ocidental e nordeste e, mais tarde, na região do Mar do Norte e em parte da costa mediterrânica, refere em comunicado a American Association for the Advancement of Science, editora da revista científica Science.

Segundo a investigação, as mudanças mais substanciais ocorreram na Europa Ocidental, ao longo da costa do Atlântico Norte, desde Portugal até Inglaterra, onde 50% das estações hidrométricas registaram, num período de 50 anos, uma antecipação das inundações fluviais em pelo menos 15 dias.

Os autores do estudo atribuem, em grande parte, esta alteração à natureza do terreno, em particular à sua capacidade para reter a humidade.

A equipa de investigadores analisou dados recolhidos a partir de mais de 4.200 estações hidrométricas (que registam o nível de água de rios) de 38 países europeus, entre 1960 e 2010.

Depois, comparou informação sobre a quantidade de chuva, a temperatura do ar e a humidade do solo para aferir potenciais fatores de mudança na época das inundações.

No nordeste da Europa, as inundações de rios aconteceram uma semana mais cedo, de acordo com os dados registados por quase metade das estações hidrométricas, devido à neve derretida por causa do aumento da temperatura.

Em contrapartida, na região do Mar do Norte, as inundações sucederam mais de oito dias depois do que o esperado, segundo as medições de cerca de metade das estações hidrométricas, com os cientistas a justificarem os dados com a precipitação extrema durante o inverno e as mudanças na Oscilação do Atlântico Norte (modo principal de variabilidade da pressão ao nível do mar no Norte do Oceano Atlântico).

Especialistas advertem, ao comentarem o estudo, que alterações na época das inundações dos rios podem afetar a produção agrícola e de energia hidroelétrica, bem como o abastecimento e a gestão de água.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR