O Banco de Moçambique reduziu a taxa de juro de 21,74% para 21,50%, face à evolução recente da inflação e das projeções para o médio prazo, refere um comunicado que a instituição distribuiu à imprensa, esta sexta-feira.

A nota indica que a decisão foi tomada pelo Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique, em reunião realizada na quinta-feira e dirigida pelo governador do banco central moçambicano, Rogério Zandamela.

O CPMO deliberou ainda descer as taxas da Facilidade Permanente de Cedência (FPC) e da Facilidade Permanente de Absorção (FPD) em 25 pontos base, para 22,50% e 16,0%, respetivamente.

O coeficiente de Reservas Obrigatórias (RO) para os passivos em moeda nacional e estrangeira baixou em 50 pontos base, para 15,0%, indica o comunicado do Banco de Moçambique.

O CPMO observou que o país conheceu um ciclo de redução dos preços no consumidor, iniciado em maio, tendo-se registado em junho e julho deflações num total de 1,7%, continua a nota de imprensa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como resultado, a inflação anual situou-se em 16,2% no mês de julho, depois de 20,5% em maio, o que reforça as estimativas do Banco de Moçambique de queda da inflação até ao final do ano”, lê-se no comunicado.

De acordo com o banco central moçambicano, a queda da inflação ocorre num contexto de maior oferta de bens alimentares, procura interna moderada, estabilidade cambial e preços das ‘commodities’.

“No entanto, o ambiente de riscos mantém-se ainda elevado, com destaque para o risco fiscal, o que impõe prudência na condução da política monetária”, sublinha.

A nota de imprensa indica que entre 19 de junho e 9 de agosto, o país observou uma correção significativa da apreciação da taxa de câmbio do metical ocorrida nos meses anteriores.

O Banco de Moçambique diz que o dólar americano esteve cotado em 61,43 meticais no dia 9 de agosto, ligeiramente acima dos 60,35 meticais, observados no dia 19 de junho.