Logo Observador
Beleza e Bem Estar

Cieiro de verão? Tudo o que precisa de saber

Embora seja mais comum no frio, o cieiro também se manifesta no verão o que, aliado aos raios UV, provoca gretas e queimaduras. Reunimos algumas dicas e produtos para prevenir, proteger e acalmar.

Quando chegamos ao inverno, o cieiro e os bálsamos labiais ganham algum destaque. O que é normal — o cieiro acaba por ser uma condição mais frequente no frio. Mas não é exclusiva. Na verdade, ocorre devido a uma exposição da pele seca e menos elástica dos lábios a condições extremas como o frio mas também o calor intenso que faz com que a pele perca gordura e se rasgue — criam-se, então, as gretas que tanta dor provocam e com as quais muita gente sofre também durante os meses de verão. Se a isto aliarmos os raios UV elevados e o uso de batons sem filtros de proteção, o mais certo é ter os lábios também queimados: eis o cieiro de verão.

Mas o site dos icónicos batons Labello acrescenta outra informação que provavelmente não sabia: a desidratação (beber pouca água) e demasiado stress também podem subnutrir a pele fina e delicada dos lábios, bem como estar em constante movimento, dormir pouco e não parar para relaxar — mesmo em férias.

Algumas informações práticas para prevenir o cieiro

  • Use batons com filtros de proteção solar durante o dia em qualquer situação: praia, piscina, a conduzir, no jardim e mesmo se o dia estiver nublado.
  • À noite, porque temos tendência a respirar pela boca, use um bálsamo gorduroso para manter a pele hidratada durante o sono.
  • Evite passar excessivamente a língua sobre os lábios porque a saliva vai secá-los ainda mais.
  • Para ter na mala, opte pelos batons em stick de aplicação direta nos lábios e deixe os de boião para usar em casa à noite com as mãos limpas.
  • Beba muito líquidos ao longo do dia.
  • Não arranque as peles (das gretas). Se usar regularmente um esfoliante de lábios, elas acabam por sair naturalmente sem fazer feridas e piorar o cieiro.

Na fotogaleria, em cima, veja alguns batons e bálsamos que vão ajudar se está neste momento de férias mas a sofrer com os lábios queimados e com cieiro.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt