O presidente norte-americano Donald Trump voltou a reagir, esta sexta-feira, às ameaças proferidas pelo regime de Kim Jong-un, que davam conta da capacidade de reduzirem os Estados Unidos “a cinzas”. Trump utilizou o Twitter para admitir que “as soluções militares estão posicionadas, prontas e carregadas caso a Coreia do Norte aja imprudentemente”.

EUA podem ficar “reduzidos a cinzas”, diz jornal norte-coreano

A tensão entre Pyongang e Washington continua numa tendência agravante, com os dois líderes numa sucessiva mostra de forças. Mais recentemente, e em resposta às sanções impostas pelas Nações Unidas, a Coreia do Norte deu a conhecer o plano de ataque à ilha norte-americana de Guam, no Pacífico.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Guam, a paradisíaca ilha norte-americana que a Coreia do Norte quer bombardear

Trump escreveu que, “esperançosamente, Kim Jong-un vai encontrar uma alternativa”.

Soluções militares estão inteiramente posicionadas, prontas e carregadas, no caso da Coreia do Norte agir imprudentemente. Esperançosamente, Kim Jong-un vai encontrar uma alternativa!” escreveu Donald Trump.

Também a China, principal aliado económico da Coreia do Norte, se pronunciou, exigindo contenção e “diálogo” das duas partes, no mesmo dia em que o jornal do Partido Comunista Chinês dá conta de que o país deverá manter-se neutro, na eventualidade de um primeiro ataque da parte da Coreia do Norte.