Mais de dois mil operacionais, apoiados por 321 veículos e quatro meios aéreos, estão a combater os 35 fogos que lavram por todo o país, esta sexta-feira.

De acordo com o site da Autoridade da Proteção Civil, há oito fogos ativos, quatro em resolução e 28 em fase de conclusão. Segundo a comandante Patrícia Gaspar, da Proteção Civil, registaram-se 43 ocorrências desde a meia-noite.

Os quatro incêndios do distrito de Santarém são os que concentram mais operacionais e meios: 758 operacionais, 244 viaturas e quatro meios aéreos. Seguido do distrito de Vila Real, onde se encontram 318 operacionais e 89 viaturas a combater quatro fogos, e do distrito de Setúbal, com 235 operacionais e 77 veículos a combater dois incêndios rurais.

Os fogos mais preocupantes são os dos concelhos de Abrantes e Grândola.

Abrantes

O incêndio de Abrantes (distrito de Santarém), que teve início esta quarta-feira ao final do dia, tem atualmente três frentes ativas, mas começa a “dar sinais” de estar a “ceder”, avança a comandante da Proteção Civil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O fogo está a ser combatido por 732 operacionais, apoiados por 239 viaturas. Está a curso a mobilização de oito meios aéreos, entre os quais dois Canadairs portugueses, dois espanhóis e um marroquino.

No distrito estão também cortadas as Estradas Nacionais (EN) 3 e 358 e as Estradas Municipais (EM) 544 e 1212-1.

Esta quinta-feira, o fogo chegou a entrar no “perímetro urbano” de Abrantes.

As aldeias de Medroa, Braçal, Amoreira e Pucariça foram evacuadas por precaução e os habitantes foram encaminhados para o Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME), no Quartel Militar de Abrantes. A maior das pessoas retiradas já regressaram a casa.

Fogo de Abrantes já chegou a Tomar. Há 6 bombeiros feridos e quatro aldeias evacuadas

Cinco pessoas foram desalojadas depois de uma casa na Aldeia do Mato, localidade onde começou o incêndio, foi consumida pelas chamas.

De acordo com a RTP, este fogo já fez 16 feridos.

Ao longo de dia de hoje, acrescentou Patrícia Gaspar, serão contabilizados “eventuais danos” provocados pelo fogo.

Grândola

O incêndio do concelho de Grândola (Setúbal), que começou esta quinta-feira à tarde na freguesia de Azinheira dos Barros e em São Mamede do Sádão, tem uma frente ativa, mas também mostra sinais de estar a ceder.

A combater o fogo estão 233 operacionais e 75 veículos. Dois helicópteros vão também ser encaminhados para o local.

Esta quinta-feira, a circulação da Linha Ferroviária do Sul chegou a estar suspensa, mas foi restabelecida ainda ontem à noite.

10 de agosto: dia com mais incêndios desde início do ano

No briefing desta manhã, a comandante Patrícia Gaspar adiantou que esta quinta-feira, 10 de agosto, foi o dia com maior número de incêndios desde o início do ano.

Registaram-se ontem 215 ocorrências, sendo que os distritos mais afetados foram Porto, Coimbra, Braga e Lisboa. As mais de 200 ocorrências foram combatidas por um total de 5385 operacionais, 1451 veículos e 97 missões com meios aéreos.

As condições meteorológicas de ontem irão manter-se durante esta sexta-feira, nomeadamente as temperaturas altas no Centro Interior, Alentejo e Lisboa e Vale do Tejo — em alguns locais poderão chegar aos 39 graus — e há ainda “possibilidade de rajadas fortes nas terras altas”.

Os 18 distritos do continente mantêm-se com alerta laranja e “muitos concelhos no interior norte e centro e em Faro” estão com “risco muito elevado de incêndios”.

Os fogos em Portugal continuam a ser seguidos pela imprensa internacional, sendo tema em destaque em alguns deles. É o caso da agência de notícias AFP.