Moçambique aumentou as suas exportações em 673,2 milhões de dólares no primeiro semestre deste ano e viu as importações crescerem em 20 milhões de dólares, estima o Banco de Moçambique, em nota distribuída esta sexta-feira à imprensa em Maputo.

Dados provisórios da balança comercial sinalizam uma melhoria substancial da economia“, refere o Comité de Política Monetária do Banco de Moçambique (CPMO), no comunicado, sem referir, porém, o patamar alcançado pela conta externa do país, de janeiro a junho do ano em curso.

O Banco de Moçambique diz que os indicadores sugerem a melhoria da atividade económica, o que se traduz na recuperação do índice de clima económico em junho, pelo terceiro mês consecutivo, refletindo o otimismo acrescido dos empresários quanto à procura e emprego futuros.

“Esta dinâmica corrobora as previsões de recuperação do crescimento económico para 2017, ainda que abaixo do potencial”, assinala o CPMO, que analisou a conjuntura da economia moçambicana numa sessão dirigida pelo governador do banco central, Rogério Zandamela.

As Reservas Internacionais Líquidas, prossegue a nota, continuam a fortalecer-se e até 9 de agosto fixavam-se em 2,4 mil milhões de dólares, suficientes para cobrir 6,1 meses de importações, excluindo as transações dos grandes projetos.

Entre junho e 9 de agosto, o Banco de Moçambique comprou dos bancos comerciais 347,7 milhões de dólares”, refere o comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR