Mais de 11 milhões de habitantes foram contabilizados nos primeiros nove dias do IV Recenseamento Geral da População e Habitação em Moçambique, disse esta sexta-feira o presidente do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) de Moçambique, Rosário Fernandes.

Em declarações à imprensa, Rosário Fernandes adiantou que o recenseamento está a decorrer sem sobressaltos e os resultados preliminares serão conhecidos até ao dia 30 de dezembro.

Tudo está a caminhar de uma forma normal, é normal que apareçam tumultos, isso acontece em qualquer situação, fomos resolvendo os problemas, os últimos dias acabam sendo determinantes”, declarou Rosário Fernandes, numa alusão a protestos de agentes recenseadores, nos primeiros dias da operação, que começou no dia 01.

O presidente do INE afirmou que os resultados definitivos serão apurados até ao dia 30 de junho do próximo ano, tempo necessário para uma contagem precisa dos dados que estão a ser coletados no recenseamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para abranger agregados familiares que não tenham sido recenseados durante os 15 dias do recenseamento e completar dados em falta, serão deslocadas equipas de piquete e recenseadores para o chamado inquérito de cobertura, acrescentou Rosário Fernandes.

O INE prevê registar, de 1 a 15 de agosto, 27 milhões de habitantes, no âmbito do IV Recenseamento Geral da População e Habitação.

“Em 2007, o censo apurou que éramos 20,8 milhões [de habitantes] e em 2017, de acordo com as nossas projeções, a população do país está estimada em cerca de 27,1 milhões”, um crescimento de 30%, disse Cirilo Tembe, numa entrevista à Lusa, em julho.

O custo do IV Recenseamento Geral da População e Habitação está estimado em 75 milhões de dólares (66,5 milhões de euros), dos quais 45 milhões de dólares (39,9 milhões de euros) serão despendidos durante o censo, afirmou Cirilo Tembe.

O primeiro Recenseamento Geral da População em Moçambique foi realizado em 1980, cinco anos após a independência, seguindo-se os de 1987, 1997 e 2007, com um intervalo de dez anos entre cada um, como recomendam as práticas internacionais sobre censos populacionais.