É a primeira vez que a dupla de chefs vem cozinhar a Portugal continental. Ana Gonçalves é portuguesa, Zijun Meng é chinês, e em 2015 abriram o TĀTĀ Eatery, em Haggerston, na zona leste de Londres. Nos dias 1 e 2 de setembro, vão ocupar o Café Garrett do chef Leopoldo Garcia Calhau, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, e servir dois jantares.

O menu vai cruzar as duas gastronomias. Tal como como no restaurante em Londres, a base da cozinha é asiática, mas as influências portuguesas também estão lá. Quem sabe se não vão trazer o macarrão com rabanete branco marinado ou o tártaro de camarão, duas das receitas que partilharam com o The Guardian, em outubro do ano passado. No mesmo artigo, os dois contam como se conheceram. Foi já em Londres, em 2009, no The Loft Project do chef português Nuno Mendes.

A dupla ruma agora a Lisboa, depois de já ter fechado as portas do TĀTĀ Eatery. Mas o encerramento não é definitivo. Os chefs anunciaram que estão apenas à procura de um novo espaço, quando, até aqui, o partilhavam com um outro projeto gastronómico. Antes disso, quando nasceu, há dois anos, o TĀTĀ era um negócio de street food, daí que Ana e Zijun estejam já habituados a saltar de cozinha em cozinha.

Em junho, passaram pela Escola de Formação Turística e Hoteleira, em São Miguel, mas é desta que vão cozinhar pela primeira vez em Portugal continental. No primeiro fim de semana de setembro, o jantar será composto por seis pratos, ficando a seleção de vinhos e cervejas a cargo do chef anfitrião.

O quê? TĀTĀ Eatery Takes Over Café Garrett
Quando? 1 e 2 de setembro, às 20h
Onde? Café Garrett, Teatro Nacional D. Maria II, Praça D. João da Câmara (Lisboa)
Quanto? 48€ (sem bebidas), 75€ (com bebidas); reservas em RSVP

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR