Volkswagen

Afinal, aposta não é só nos automóveis eléctricos. A Volkswagen (também) vai à bola

A VW prometeu apostar forte na mobilidade eléctrica, mas sabe-se agora que não é apenas nos carros amigos do ambiente que vai investir, uma vez que será igualmente o novo patrocinador da UEFA.

A Volkswagen vai patrocinar a UEFA nos próximos quatro anos para promover a sua nova gama de veículos eléctricos, que vai surgir a partir de 2019, respectivamente o I.D., o I.D. Crozz e o I.D. Buzz

Autor
  • Alfredo Lavrador

Tradicionalmente, a aposta no futebol, como desporto de massas por excelência que é, destina-se a marcas de grande consumo, ou àquelas que anseiam conquistar rapidamente uma maior notoriedade. Foi o caso da Hyundai – juntamente com a sua “irmã” Kia –, que até ao final deste ano ainda é patrocinadora da UEFA. Mas, curiosamente, esta não é de todo a situação da Volkswagen, que agora anunciou o apoio às iniciativas da UEFA entre 2018 e 2022. Isto porque não só já é a marca que mais vende na Europa, folgadamente aliás, como lidera ainda o Grupo Volkswagen, que foi quem mais veículos vendeu em 2016, à escala mundial.

Os objectivos da Volkswagen são outros. Em vez de perseguir um reforço de notoriedade para a marca e, por tabela, para os veículos que produz, o construtor alemão vai apostar no futebol nos próximos quatro anos porque este período coincide na íntegra com lançamento da sua submarca I.D., sob a qual vai comercializar uma extensa gama de veículos 100% eléctricos.

O primeiro desses eléctricos vai surgir já em 2019, sendo conhecido até agora pela denominação I.D.Trata-se de um modelo com o espaço interior de um Passat e a dimensão exterior de um Golf, uma vez que a ausência de mecânica convencional (os motores eléctricos são menos volumosos e as baterias estão colocadas em baixo, na plataforma, o que permite conceber frentes mais curtas) permite este aparente milagre.

Um ano mais tarde, em 2020, será a vez do I.D. Crozz, um SUV mais musculado, mas igualmente eléctrico e alimentado por baterias, estando previsto o regresso do Pão de Forma para 2022.

Além destes três modelos, a Volkswagen vai ainda introduzir dois outros, o I.D. Lounge e o I.D. Aero, mas aparentemente serão exclusivos para os mercados americano e chinês, os maiores do mundo. Mas até para divulgar a sua nova gama nestes mercados fora da Europa, as competições da UEFA são uma excelente – e dispendiosa – ferramenta, tal os milhões de espectadores que, por esse mundo fora, acompanham os jogos pela televisão.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site