Volkswagen

Afinal, aposta não é só nos automóveis eléctricos. A Volkswagen (também) vai à bola

A VW prometeu apostar forte na mobilidade eléctrica, mas sabe-se agora que não é apenas nos carros amigos do ambiente que vai investir, uma vez que será igualmente o novo patrocinador da UEFA.

A Volkswagen vai patrocinar a UEFA nos próximos quatro anos para promover a sua nova gama de veículos eléctricos, que vai surgir a partir de 2019, respectivamente o I.D., o I.D. Crozz e o I.D. Buzz

Autor
  • Alfredo Lavrador

Tradicionalmente, a aposta no futebol, como desporto de massas por excelência que é, destina-se a marcas de grande consumo, ou àquelas que anseiam conquistar rapidamente uma maior notoriedade. Foi o caso da Hyundai – juntamente com a sua “irmã” Kia –, que até ao final deste ano ainda é patrocinadora da UEFA. Mas, curiosamente, esta não é de todo a situação da Volkswagen, que agora anunciou o apoio às iniciativas da UEFA entre 2018 e 2022. Isto porque não só já é a marca que mais vende na Europa, folgadamente aliás, como lidera ainda o Grupo Volkswagen, que foi quem mais veículos vendeu em 2016, à escala mundial.

Os objectivos da Volkswagen são outros. Em vez de perseguir um reforço de notoriedade para a marca e, por tabela, para os veículos que produz, o construtor alemão vai apostar no futebol nos próximos quatro anos porque este período coincide na íntegra com lançamento da sua submarca I.D., sob a qual vai comercializar uma extensa gama de veículos 100% eléctricos.

O primeiro desses eléctricos vai surgir já em 2019, sendo conhecido até agora pela denominação I.D.Trata-se de um modelo com o espaço interior de um Passat e a dimensão exterior de um Golf, uma vez que a ausência de mecânica convencional (os motores eléctricos são menos volumosos e as baterias estão colocadas em baixo, na plataforma, o que permite conceber frentes mais curtas) permite este aparente milagre.

Um ano mais tarde, em 2020, será a vez do I.D. Crozz, um SUV mais musculado, mas igualmente eléctrico e alimentado por baterias, estando previsto o regresso do Pão de Forma para 2022.

Além destes três modelos, a Volkswagen vai ainda introduzir dois outros, o I.D. Lounge e o I.D. Aero, mas aparentemente serão exclusivos para os mercados americano e chinês, os maiores do mundo. Mas até para divulgar a sua nova gama nestes mercados fora da Europa, as competições da UEFA são uma excelente – e dispendiosa – ferramenta, tal os milhões de espectadores que, por esse mundo fora, acompanham os jogos pela televisão.

Comparador de carros novos

Compare até quatro, de entre todos os carros disponíveis no mercado, lado a lado.

Comparador de carros novosExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site