Há uma mão cheia de desfiles de elegância por esse mundo fora e, entre eles, um dos mais venerados é o Concours d’Elegance, que todos os anos tem lugar em Pebble Beach. Integrada num parque natural e atravessada pela apaixonante estrada 17-Miles Drive, que liga Carmel (onde Clint Eastwood foi presidente da Câmara e ainda possui o restaurante e estalagem Hog’s Breath Inn) a Monterey, na Califórnia, Pebble Beach inclui das propriedades mais valorizadas dos EUA, o que só por si a eleva ao estatuto de local ideal para expor os veículos e protótipos mais belos do ano.

Nesta edição, uma das novidades é o Infiniti Prototype 9, que nos deixa literalmente de olhos em bico. Não por esta marca ser japonesa, ou não pertencesse ela à Nissan, mas sim porque este protótipo tem ares de carro de corrida dos anos 40. Até aqui nada de mal, não fosse o facto de a Infiniti ter surgido apenas em 1989. Para parecer um Fórmula 1 de outros tempos, o Prototype 9 até herda os pneus finos, o que, em matéria de aderência e numa escala de 0 a 10, significará 1…

Mas se o estilo nada tem a ver com a (reduzida) história da marca, isso não impede o Prototype 9 de ser um veículo extremamente elegante, como convém a um modelo que pretende impressionar positivamente os espectadores e os elementos do júri de um Concours d’Elegance. Contudo, o novo protótipo da Infiniti é muito mais que apenas belo. Sob as suas atraentes roupagens esconde uma mecânica que muito em breve se tornará conhecida, e até muito popular, especialmente entre os amantes dos veículos eléctricos alimentados por bateria.

Concebido com base na plataforma do novo Nissan Leaf, que estará à venda no início de 2018, o Prototype 9, apesar da sua frente enorme (que parece alojar um impotente V8 a gasolina, cheio de turbos), na realidade está equipado com o mesmo motor eléctrico de 150 cv do Leaf. Mas o concept da Infiniti alia a este motor um peso relativamente baixo para um carro eléctrico, de apenas 890 kg, o que lhe permite ambicionar acelerações de 0 a 96,5 km/h (60 milhas) de somente 5,5 segundos. Bonito e rápido, o Prototype 9 não é contudo veloz, pois apesar de toda esta agressividade no design, anuncia cerca de 170 km/h, valor próximo do que o novo Leaf deve igualmente reivindicar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR