aqui falámos dele. E impõe-se falar de novo, porque o jovem piloto finlandês Kalle Rovanperä, de apenas 16 anos, acaba de ser convidado pela equipa M-Sport, do Campeonato Mundial de Ralis (WRC), para conduzir um dos seus Ford Fiesta WRC na edição deste ano do Rali da Grã-Bretanha. Sendo que a estreia só não acontece mais cedo porque Kalle só faz 17 anos a 1 de Outubro, idade a partir da qual já pode fazer um teste de condução e estrear-se no Mundial – apenas 26 dias após ter cumprido 17 primaveras!

De acordo com o site Motorsport, Kalle Rovanperä, teve já oportunidade de experienciar a condução do Fiesta WRC, durante um teste realizado, na última semana, junto às instalações da M-Sport, na floresta de Greystoke, Reino Unido. Sendo que, aprovado no ‘exame’, o finlandês vai agora continuar a acumular experiência, até à estreia no WRC. Participando, como até aqui, em provas na Finlândia e na Lituânia, ao volante de um Skoda Fabia R5, e em Itália, aos comandos de um Peugeot 208 T16 R5.

Apesar do convite da M-Sport, o manager do jovem piloto, Timo Jouhki, garante ter entre mãos “várias opções para a próxima temporada”, sublinhando que ainda decorrem conversações. Mas lá acaba por reconhecer que “é muito provável que o Kalle esteja ao volante de um Fiesta em Gales, já este ano, e continue a estar, na próxima temporada”.

O seu filho conduz bem? Então ponha os olhos neste

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aliás, o mesmo interlocutor disse à Motorsport não ter “dúvidas de que o Kalle está pronto para o WRC”, ainda que o objectivo, para o próximo ano, seja “continuar a aprender nos ralis”. Sendo que, para tal, garante Jouhki, “o R5 é uma boa opção”, ainda que “seja igualmente preciso acumular experiência e quilómetros no novo carro [do WRC]”.

“É claro que gostaríamos de ver o Kalle num dos nossos carros no Rali da Grã-Bretanha, no próximo Campeonato de Ralis britânico e no nosso programa para o WRC”, comenta pelo lado da M-Sport, o responsável máximo da equipa, Malcolm Wilson. “Estamos neste momento a tentar montar algo, até porque se trata, de entre os jovens pilotos, aquele de quem mais se fala. Tê-lo connosco seria óptimo!”

Curiosidade ou não, resta apenas dizer que Kalle Rovanperä é filho de um ex-piloto de ralis, Harri Rovanperä, que também andou pelo Mundial, tendo competido ao serviço da Seat, Peugeot, Mitsubishi e Skoda. Isto, além de ter participado em alguns eventos ao lado do hoje em dia director-geral da M-Sport, Malcolm Wilson.