Pelo menos 21 pessoas morreram e um número indeterminado está desaparecido devido a um deslizamento de terras provocado pelas chuvas das monções na Índia, de acordo com o último balanço oficial, adiantou a agência de notícias espanhola EFE.

O incidente ocorreu às 04:20 locais (23:50 de sábado em Lisboa), quando uma avalancha de lodo enterrou o autocarro e pelo menos dois carros que circulavam numa estrada do distrito de Mandi, no Estado indiano de Himachal Pradesh, informou à EFE a polícia local. “Recuperámos 21 cadáveres de um autocarro e resgatámos cinco feridos até ao momento”, disse o porta-voz da Força de Resposta de Desastres Nacionais da Índia (NDRF, na sigla inglesa), Anil Shekhawat.

As autoridades receiam que cerca de 50 pessoas se encontrassem no autocarro no momento do acidente, segundo fonte oficial não identificada citada pela EFE. A operação para recuperar os corpos continua a decorrer e foram mobilizados elementos do Exército, polícia, para além de pessoal da NDRF, de acordo com o porta-voz deste organismo.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, lamentou o incidente e enviou as condolências às famílias dos mortos através de uma mensagem publicada na sua conta na rede social Twitter. Os deslizamentos de terras e as inundações são frequentes na Índia, sobretudo na época estival, quando as precipitações se intensificam devido às monções.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR