A China deixou esta segunda-feira um aviso a Donald Trump que se o Presidente dos Estados Unidos abrir uma investigação às práticas comerciais chinesas isto pode vir a “envenenar” as relações entre os dois países.

Donald Trump vai decidir esta segunda-feira se avança com uma investigação a alegadas práticas comerciais abusivas por parte da China, nomeadamente na obrigação das empresas norte-americanas a operar na China a entregarem a propriedade intelectual dos seus produtos, segundo a Casa Branca.

Caso a investigação avance e se chegue à conclusão que existem, de facto, práticas abusivas por parte da China, os Estados Unidos poderão avançar com tarifas elevadas sobre as exportações chinesas, uma questão sempre sensível em Pequim.

A China está atenta e, através de um editorial num dos jornais oficiais chineses, o China Daily, já enviou uma mensagem ao Presidente dos Estados Unidos, dizendo que a decisão poderia “envenenar as relações Estados Unidos-China”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o jornal chinês, a decisão só pode estar relacionada com a frustração de Donald Trump em relação ao que o Presidente considera ser o falhanço da China em controlar a Coreia do Norte, mas esta visão só trará mais problemas.

“Tentar incriminar Pequim como cúmplice na aventura nuclear da Coreia do Norte e culpá-la pelo falhanço que é essencialmente um falhanço de todas as partes, Trump arrisca-se a cometer o sério erro de separar a coligação internacional que é o meio de resolver esta questão de forma pacífica”, diz o jornal.

“Esperemos que Trump encontre um caminho diferente. A situação só se tornará mais difícil se Pequim e Washington forem colocadas um contra o outro”, conclui.