O ministério dos Negócios Estrangeiros israelita apresentou uma reclamação esta segunda-feira contra o hotel Aparthaus Paradies, no resort Arosa nos Alpes suíços, por uma série de avisos afixados no hotel que considerou serem de caráter anti-semita. Em causa estão dois avisos escritos em inglês. Num deles pode ler-se: “Aos nossos hóspedes judeus: por favor tomem um duche antes de nadar. Se quebrarem as regras, serei forçada a fechar a piscina para vocês”. Um segundo cartaz afixado num frigorífico pedia mais uma vez “aos hóspedes judeus” que acedessem ao frigorífico num horário restrito. “Espero que compreendam que a nossa equipa não gosta de ser perturbada a toda a hora”.

Segundo o jornal israelita “Times of Israel”, a vice-ministra israelita dos Negócios Estrangeiros, Tzipi Hotovely, classificou os avisos como “um ato de anti-semitismo do pior e do mais feio” e falou imediatamente com o embaixador israelita na Suíça, Jacob Keidar, que garantiu que os papéis já não estão afixados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Alguns hóspedes do hotel ficaram surpreendidos com a situação, como confirmou uma das israelitas acomodadas no hotel ao Canal 2 de Israel: “Toda a gente tinha sido muito simpática para nós e de repente descemos e vemos aquilo, ficámos em choque.”

Em entrevista ao jornal norte-americano “The Algemeiner”, que cobre tópicos relacionados com a comunidade judaica, a dona do hotel e responsável pelos avisos, Ruth Thomann, disse ter “usado as palavras erradas”. A dona do Aparthaus Paradies declarou que o primeiro aviso surgiu porque algumas pessoas tinham ido nadar com roupas vestidas e sem tomar duche. Quanto ao aviso no frigorífico, Thomann explicou que se trata de um privilégio dado pelo hotel aos hóspedes que consomem comida kosher. “Os frigoríficos nos quartos são pequenos, por isso disse-lhes: ‘podem guardar algumas coisas juntamente com as nossas, mas não estejam o tempo todo a entrar’”, explicou, referindo-se aos frigoríficos utilizados pelo pessoal do hotel.

“Temos muitos hóspedes judeus que vêm para cá há 40 anos. Não receberia hóspedes judeus se tivesse algum problema com eles”, rematou Thomann.