Centenas de venezuelanos apoiantes de Nicolás Maduro reuniram-se esta segunda-feira numa praça de Caracas para se manifestaram contra o que consideram ser a ingerência de poderes estrangeiros, como os Estados Unidos, no seu país. “Venezuela e América Latina unidas contra o império”, ouviu-se na marcha, como conta a agência Reuters.

O protesto, que foi acompanhado das hashtags #TrumpGoHome e #StopTrump no Twitter, promovidas pelo Partido Socialista, tinha como objetivo criticar as recentes declarações do Presidente norte-americano, que na sexta-feira passada disse “não excluir” a possiblidade de uma intervenção militar na Venezuela.

Trump ameaça com intervenção militar na Venezuela

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Durante a marcha, o ministro da Defesa Vladimir Padrino fez uma comunicação ao país a partir de uma base militar, onde disse que os EUA pretendem roubar as reservas de petróleo da Venezuela e deixou uma frase dura: “Ou se é um patriota venezuelano ou um pró-Yankee”.

Neste mesmo dia, a China e o Uruguai pronunciaram-se contra as declarações de Trump. “Todos os países devem conduzir as suas relações bilaterais com base na igualdade, no respeito mútuo e na não-ingerência nos assuntos internos do outro”, declarou o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Hua Chunying.