Se pesquisar algum termo no navegador do seu iPhone irá reparar que será redirecionado para o Google. E tudo indica que assim vai continuar. Mas para isso a Google pode ter de pagar perto de 3 mil milhões de dólares à Apple para continuar a ser o motor de busca predefinido do iOS. A estimativa foi feita pela Bernstein, uma empresa de análise de mercado.

Há três anos a Google já tinha pagado mil milhões por esse “privilégio”. E pode mesmo ser visto como um privilégio, já que 50% do tráfego do Google em smartphones e tablets vem de dispositivos da Apple. Além disso, diz a Bernstein, todo o investimento acaba por ser lucro garantido para a Google, já que esse tráfego contribuiu para 25% dos ganhos da empresa nos últimos anos. Já a Apple recebe desse tráfego cerca de 5% de lucro.

O relatório da Bernstein afirma ainda que a Google pode decidir retirar a sua oferta caso veja que o seu motor de busca é popular o suficiente para a Apple não incluir qualquer outro motor de pesquisa como predefinido no seu sistema.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR