Incêndios

Antigo colégio jesuíta onde estudou Egas Moniz foi consumido pelas chamas

1.710

As chamas entraram esta terça-feira, "ao final da tarde", no antigo Colégio de São Fiel em Louriçal do Campo, destruindo-o por completo, assim como a igreja. Foi naquela escola que estudou Egas Moniz.

O edifício, cheio de história e contendo um rico património, terá sido totalmente destruído

Autor
  • Agência Lusa

O antigo Colégio de São Fiel, situado na aldeia de Louriçal do Campo, concelho de Castelo Branco, e integrado no programa Revive, foi consumido pelas chamas, afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal.

O antigo colégio jesuíta está integrado no programa Revive, lançado pelos ministérios das Finanças, Cultura e Economia, que prevê a concessão a privados de imóveis históricos degradados para que sejam recuperados.

As chamas entraram no Colégio de São Fiel “ao final da tarde” de terça-feira e, por volta das 22h00, ainda estava a arder no interior, disse o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia. “Ardeu na sua totalidade”, notou, sublinhando que o edifício estava fechado e abandonado.

No entanto, “é um património importante para a freguesia, que marcou a sua história”, salientou Luís Correia, considerando que o facto de o edifício ter sido consumido pelas chamas “poderá complicar” o processo de recuperação do colégio, através do programa Revive.

O Colégio de São Fiel, criado no sopé da Serra da Gardunha, foi construído na segunda metade do século XIX. De acordo com a página do programa Revive, este edifício continha “importantes laboratórios e equipamentos de ensino” e possuía “um observatório meteorológico que funcionou até 1910, um museu zoológico e um valioso herbário”.

Neste espaço, Egas Moniz, prémio Nobel da Medicina, “concluiu os seus estudos secundários”. No âmbito do programa Revive, estava previsto afetar a totalidade da área do imóvel ao uso turístico, excluindo a área de campo de jogos e piscina.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site