A Tesla prometeu devolver, rapidamente, o sinal de 1.000 dólares avançado pelos clientes que revelaram interesse em ser dos primeiros a adquirir o novo Model 3, mas a realidade está bastante abaixo das expectativas. Pelo menos é esta a conclusão de uma sondagem realizada pela Wired, junto de um conjunto de clientes, onde há quem esteja à espera do cheque há mais de três meses.

O Model 3 tem sido, até aqui, um sucesso. Tem bom aspecto, especificações muito superiores à concorrência, respeitou o preço de 35.000 dólares anunciado para a versão mais acessível e conseguiu entregar as primeiras unidades na data prevista. O que, para o primeiro modelo com um volume de construção mais ambicioso– dentro de um ano atingirá 500.000 veículos/ano –, de um construtor que até aqui nunca tinha superado as 100 mil unidades anualmente (para cúmulo, divididas por dois modelos, o Model S e o Model X), é certamente um bom indício.

Depois de ter apresentado, em 2016, um protótipo do Tesla mais acessível, Elon Musk abriu desde logo o período de encomendas, em que os que desejavam ser os primeiros a conduzir um Model 3, teriam apenas de inscrever-se e depositar um sinal simbólico de 1.000 dólares. E, para descansar a mente dos promitentes compradores, a marca americana garantia que poderiam desistir da reserva em qualquer altura, que a Tesla devolveria de imediato o sinal – no site da Tesla afirma-se que a devolução possa levar até um máximo de três semanas, dependendo do país em que a encomenda foi colocada.

A Wired decidiu testar a veracidade desta afirmação e, vai daí, contactou 23 clientes que tinham desistido da reserva. E encontrou Shashank Chitti, que há dois meses aguardava a devolução do sinal, após ter cancelado a encomenda. UnDosTresPescao, outro alegado cliente da Tesla que cancelou a reserva do seu Model 3, publicou no Reddit uma queixa, revelando que há três meses que aguarda, sem sucesso, a devolução dos 1.000 dólares, sendo que dos 23 clientes desistentes contactados, só a seis foi devolvido o sinal em menos de três semanas.

Mas o construtor americano não deverá estar demasiado preocupado com estes ligeiros atrasos, uma vez que ainda antes do lançamento do Model 3, em finais de Julho, as encomendas já tinham atingido as 455.000 unidades, já descontando as cerca de 63.000 anulações. E, desde o lançamento do novo Model 3, as encomendas têm vindo a crescer à razão de 1.800 por semana, segundo declarações à CNN.

E a prova que a Tesla está no bom caminho é o facto de ter facturado 2,79 mil milhões de dólares no último trimestre, mais do que duplicando as vendas do mesmo período em 2016, o que fez aumentar o valor das acções em 8%. Isto apesar de a marca continuar a somar prejuízos – situação que apenas se irá inverter com a produção em pleno do Model 3 –, mas até esses são inferiores aos esperados pela bolsa norte-americana.

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