A Comissão Europeia vai disponibilizar 45 milhões de euros a Portugal para ajudar a lidar com as consequências dos incêndios no Centro do país e a revitalizar a economia daquela região, anunciou hoje a instituição. A decisão foi hoje tomada pela Comissão Europeia, que aprovou uma mudança do Programa Regional da Política de Coesão, para permitir “uma reorientação dos fundos”, na sequência de um pedido de Portugal originado pelos fogos na zona de Pedrógão Grande.

Destes 45 milhões de euros, 25 milhões podem ser usados para restaurar a capacidade de produção das empresas locais, incluindo equipamentos e máquinas que tenham sido destruídas nos incêndios. Os restantes 20 milhões de euros podem ser investidos em serviços públicos e no restauro das infraestruturas críticas como reparos nas estradas, restauro dos sistemas de distribuição de água ou substituição de veículos de transporte municipais.

Esta reorientação “ajudará a região Centro a retomar o seu curso normal e ajudará os portugueses a virar a página deste capítulo doloroso”, afirmou Comissária europeia para a política regional, Corina Creţu, no final da votação.

Comissão Europeia mantém ajuda de emergência

Portugal continua ainda a ser apoiado pelo Mecanismo Europeu de Proteção Civil no combate aos incêndios florestais que decorrem no país. Desde 12 de agosto, depois do pedido de Portugal (pela segunda vez este ano), mais de 160 bombeiros, 27 veículos e 4 aeronaves de combate a incêndios foram enviados para o país. Estes meios ainda operam com o apoio da Espanha, através do Centro de Coordenação de Emergência da Comissão Europeia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para apoiar o país após os fogos de junho passado que afetaram a zona Centro, a Comissão Europeia aprovou hoje a mudança do Programa Regional da Política de Coesão. No âmbito do programa, 45 milhões de euros podem agora ser usados para lidar com as consequências da catástrofe e ajudar a revitalizar a atividade económica da região.

A Comissária europeia para a política regional, Corina Creţu, disse: “Esta reorientação dos fundos ajudará a Região Centro a retomar o seu curso normal e ajudará os portugueses a virar a página deste capítulo doloroso. A UE está pronta para reforçar o seu apoio quando e onde os europeus mais precisam. Quero expressar a nossa sincera solidariedade para com os portugueses, numa altura em que os incêndios florestais continuam a devastar o país. Também gostaria de manifestar a nossa profunda gratidão aos que, em Portugal e no resto da Europa, lutam incansavelmente contra as chamas”.

A conferência de imprensa da comissária europeia, Corina Cretu, pode ser vista neste link.