Supercarros

Criador do Ferrari Enzo regressa com Kode 0

Criador das linhas do deslumbrante Ferrari Enzo, o designer japonês Ken Okuyama, hoje em dia a trabalhar em nome próprio, prepara-se para dar conhecer mais um superdesportivo único: o Kode 0.

Autor
  • Francisco António

Depois do impacto criado com a apresentação do Kode57, na última edição da Semana do Automóvel de Monterey, nos EUA, o designer japonês Ken Okuyama, responsável pelas linhas do Ferrari Enzo, entre outras criações, regressa este ano, e mais uma vez em nome próprio, ao certame norte-americano, para dar a conhecer mais um superdesportivo único: o Kode 0. Modelo que, além de uma estética arrebatadora, conta com um não menos emocionante V12, montado em posição central – tudo para conhecer já no próximo dia 19 de Agosto.

Apresentado, para já, através de uma simples imagem, ainda assim reveladora de mais uma proposta hiper-exclusiva – uma só unidade – capaz de virar cabeças por onde quer que passe, o Kode 0 destaca-se ainda por uma monocoque fabricada em fibra de carbono.

Para o seu criador, o Kode 0 resulta “da conjugação daquilo que são os conceitos de modernidade, simplicidade e intemporalidade na perspectiva japonesa, materializados numa carroçaria da autoria da Ken Okuyama Cars”.

Recorde-se que, antes de estabelecer-se por conta própria, o conhecido designer japonês começou por trabalhou na italiana Pininfarina, onde desenhou modelos não menos famosos, como o Maserati Quattroporte ou o Ferrari P4/5. Sendo que foi já sem qualquer ligação ao conhecido gabinete de design automóvel transalpino que Okuyama deu a conhecer o seu primeiro modelo em nome próprio, o Kode57 Enji. Superdesportivo apresentado, pela primeira vez, precisamente durante o The Quail 2016, encontro automóvel que se realiza no âmbito da Semana Automóvel de Monterey, nos EUA.

Verdadeiramente disruptivo, o Kode57 Enji assumia-se como uma moderna interpretação dos clássicos speedsters, sem qualquer tejadilho, com vidro em redor do habitáculo e uma bossa por detrás de cada uma das bacquets.

Proposto originalmente com um V12 6,0 litros com 611 cv de potência e 607 Nm de binário, Okuyama acabou por dotar o modelo de números ainda mais impressionantes, com a inclusão de um kit Novitec, que fez disparar a potência do V12 para os 692 cv e o binário para os 641 Nm. Mantendo-se a transmissão semiautomática de seis velocidades como a principal responsável por enviar a totalidade do “poder de fogo” para as rodas traseiras.

Quem é o atleta que bate Ronaldo em carros?

O Kode57 Enji acabou por ser adquirido pelo famoso pugilista e coleccionador de carros Floyd Mayweather, por um valor não divulgado.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site