Projecto apresentado já este ano, o primeiro furgão de distribuição movido a electricidade, concebido no âmbito da parceria entre a Ford Motor Company e o Grupo Deutsche Post DHL, acaba de ser oficialmente apresentado em Colónia, na Alemanha. Denominado StreetScooter WORK XL e tendo por base a plataforma da famosa Transit, esta é apenas a primeira de um total de 2.500 unidades que, a partir do final de 2018, estarão ao serviço dos correios alemães.

Desenhado com base na Ford Transit, embora proposto apenas e só com motorização eléctrica e uma carroçaria desenhada e construída segundo as especificações ditadas pela Deutsche Post DHL, este novo veículo de entregas será produzido na fábrica da empresa StreetScooter, em Aachen, Alemanha. Sendo que o objectivo passa por 150 destas e-vans até ao final de 2017, e 2.500 até ao fim do ano seguinte, anuncia a marca da oval em comunicado.

Com um volume de carga de 20 m3 e espaço para acomodar mais de 200 encomendas, este novo furgão WORK XL, variante de maiores dimensões de dois modelos já existentes e ao serviço dos correios alemães, o StreetScooter WORK (com 4 m3 de capacidade de carga) e o StreetScooter WORK L (com uma capacidade de 8 m3), apresenta também uma configuração interior diferente dos restantes, com prateleiras, acessíveis tanto a partir da cabina do condutor, como através do portão traseiro e da porta lateral deslizante.

Em termos de propulsão, o WORK XL está equipado com um sistema de bateria modular, cuja potência que pode variar entre os 30 e 90 kWh, garantindo autonomias entre os 80 e os 200 km. Já o carregamento da bateria, até um máximo de 22 kW, demora cerca de três horas.

Por outro lado, e graças à opção por um sistema motopropulsor eléctrico, cada um dos furgões WORK XL contribuirá para retirar da atmosfera cinco toneladas de CO2 por ano, graças a uma poupança total de 1.900 litros de combustível diesel. No conjunto, as 2.500 unidades que, a partir do final de 2018, estarão ao serviço dos correios alemães, resultarão numa poupança de 12.500 toneladas de CO2 e de 4,75 milhões de litros de combustível por ano.

Além dos futuros furgões WORK XL, a Deutsche Post DHL conta já, ao seu serviço, com mais de 3.000 unidades de veículos eléctricos StreetScooter WORK e WORK L, além de cerca de 10.500 bicicletas eléctricas. Números que, aliás, fazem dos correios alemães o maior operador de frotas eléctricas na Alemanha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR