Uma cria de golfinho morreu em Mojácar, Espanha, na passada sexta-feira, após dar à costa e ser rodeada por dezenas de banhistas. Foi tocada e fotografada e acabou por não resistir. O grupo de resgate animal local partilhou palavras de indignação nas redes sociais, lê-se no The Washington Post.

O caso foi revelado pelo Equinac, o grupo de resgate e de recuperação da fauna marinha e selvagem de Mojácar, com várias publicações na página de Facebook. Depois de ter ficado encalhada, a cria de golfinho foi rapidamente rodeada por várias pessoas curiosas, entre os quais crianças, que queriam estar perto e tirar fotografias. Muitos deles, segundo o Equinac, taparam acidentalmente o espiráculo, usado pelo animal para respirar.

Foi feito um pedido de resgate, mas quando o grupo chegou o cetáceo já se encontrava morto. As palavras de repúdio foram partilhadas nas redes sociais:

Mais uma vez o ser humano mostrou ser a espécie mais irracional que existe. Há muitos [que são] incapazes de ter empatia para com um ser vivo que está sozinho, assustado, a morrer de fome, sem a mãe e aterrorizado… Tudo o que querem é tirar fotografias e tocar, mesmo que o animal esteja a sofrer de stress”, escreve o Equinac.

Os grupo esclareceu posteriormente que a cria podia estar isolada por estar doente ou, por algum outro motivo, ter-se separado da mãe. Ainda assim, referem que ” ignorância não tem absolutamente nada que ver com respeito, empatia ou lógica” e que o bom senso devia ser algo bem presente nestas situações em que o animal está, claramente, numa situação de fragilidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

CRÍA LACTANTE DE DELFÍN APARECE VIVA EN UNA PLAYA DE MOJÁCAR, CIENTOS DE PERSONAS SOBRE ELLA PARA TOCARLA Y HACERLE…

Posted by Equinac on Friday, 11 August 2017