As autoridades moçambicanas recusaram a entrada no país a 521 cidadãos estrangeiros durante o primeiro semestre por ostentarem vistos falsos, informou esta quinta-feira o Serviço Nacional de Migração (SENAMI).

Falando à imprensa, a porta-voz do SENAMI, Cira Fernandes, afirmou que os estrangeiros que viram a sua entrada em território nacional rejeitada são cidadãos da Somália, Etiópia e Bangladesh. “Interditámos a entrada de 1.337, dos quais 521 por porte de vistos falsos”, acrescentou Cira Fernandes, sem indicar as razões da recusa de entrada dos restantes estrangeiros.

Em comparação com o primeiro semestre do ano passado, prosseguiu a porta-voz do SENAMI, o número de casos de recusa de entrada por porte de visto falso aumentou em 24%. Em 2016, as autoridades moçambicanas impediram a entrada de 422 estrangeiros que ostentavam visto falso.

A porta-voz do SENAMI adiantou que o governo moçambicano está a trabalhar com as autoridades de outros países visando saber a origem da emissão de vistos falsos para Moçambique. Cira Fernandes exortou os cidadãos estrangeiros que pretendam entrar em Moçambique, para seguirem os mecanismos legais na obtenção de visto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR