Driss Oukabir está a ser apontado como um dos possíveis envolvidos no ataque desta quinta-feira, nas Ramblas, centro de Barcelona. Mais tarde, segundo o jornal La Vanguardia, surgiu a informação de que o verdadeiro Driss Oukabir ter-se-ia apresentado à polícia dizendo que lhe roubaram os documentos e que, no momento do ataque, estava em Ripoll, onde mora. A polícia suspeita que o irmão mais novo de Driss, Moussa Oukabir de 18 anos e residente em Barcelona, terá roubado os documentos e poderá estar envolvido no ataque, ainda de acordo com o La Vanguardia.

Oukabir (o verdadeiro ou não) já foi detido mas não se sabe se é a pessoa que estava ao volante da carrinha que usou para atropelar dezenas de pessoas. Sabe-se apenas que a carrinha terá sido alugada em seu nome em Santa Perpetua de la Mogoda, a cerca de 20km de Barcelona.

O suspeito terá 28 anos, avança o El Pais. Tem cabelos castanhos e um rosto magro, avança ainda a mesma fonte. Driss Oukabir é magrebino, ou seja, natural do norte de África (Marrocos, Tunísia, Argélia ou Líbia): de acordo com a sua ficha policial nasceu a 13 de janeiro de 1989 na localidade marroquina de Aghbala, filho de Said e de Fatima. Oukabir tinha visto de residência espanhola. Contudo, de acordo com a informação divulgada no sua página do Facebook, vivia em Ripoll, na província de Girona, na Catalunha.

Fontes dos serviços de luta antiterrorista espanhóis confirmaram ao EL PAÍS que Oukabir chegou a Barcelona procedente de Marrocos a 13 de agosto. Era conhecido da polícia, já tendo estado detido na prisão de Figueres, donde fora libertado em 2012.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Num áudio da polícia da Catalunha, feito poucos minutos depois do ataque terrorista, e divulgado pelo El País, é também descrito um outro suspeito, “um homem de um 1,70 m com uma camisa branca à riscas azuis”, que a polícia procurou. Não se sabe, no entanto, se se estavam a referir a Driss Oukabir, já que na detenção vê-se um homem de camisa acinzentada.

Ataques na Catalunha: 13 mortos em Barcelona, 5 em Cambrils