Com apresentação mundial agendada já para esta quinta-feira, no Concurso de Elegância de Pebble Beach, EUA, o Z4 Concept surgiu antecipadamente na Internet. As fotos, de estúdio, mas que já não deixam quaisquer dúvidas quanto à excelência na nova geração Z4 – aliás, dúvidas, só mesmo quanto ao nome definitivo do modelo -, foram divulgadas através do site Bimmerfile, confirmando que o futuro roadster tem tudo para arrasar. Basta, tão só, que mantenha a maior parte das soluções estilísticas apresentadas neste ainda protótipo!

Ostentando uma nova abordagem à linguagem estilística em voga na BMW, o Z4 Concept exibe linhas particularmente afiladas, dinâmicas e esculpidas, a começar numa frente extremamente agressiva e de ópticas esguias, acompanhadas de um pára-choques marcado por enormes entradas de ar. Ao mesmo tempo que, na lateral, sobressaem as impressionantes jantes de 20″ e as bossas que dão continuidade aos encostos de cabeça ao longo da traseira, ambos a funcionarem como antevisão de uma traseira não menos agressiva, onde a iluminação rasgada e a subir para as laterais, assim como o difusor com dupla saída de escape, sobressaem no conjunto.

Já no interior, um habitáculo que mantém muito do ADN dos actuais modelos BMW, ainda que marcado por um design minimalista e com muitas aplicações em metal. E ainda mais por uma invulgar utilização de duas cores: enquanto o banco do condutor e parte do tablier são revestidos a Alcantara de cor preta, o lado do passageiro surge embelezado por uma tonalidade laranja e a fazer pendant com a cor exterior. Uma solução que, quase certamente, não deverá passar para a versão de produção…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Igualmente em destaque, mas na consola central, um generoso ecrã para acesso aos sistemas acessórios do carro, com o ar condicionado (de dimensões não menos impressionantes), posicionado logo abaixo, sendo que todos os comandos parecem ser digitais, tal como acontece com o painel de instrumentos.

No volante, fortemente esculpido, surge incrustado no braço inferior um outro curioso e pequeno display digital, com a missão, ao que parece, de fornecer informações sobre tempo por volta e número de voltas à pista, entre outras funções ideais para quem pretenda dedicar-se aos track days.

Reformulada foi ainda a consola sobre o túnel de transmissão, com novos comandos e alavanca da caixa de velocidades.

Simplesmente fantástico na aparência, resta agora esperar pela passagem deste dito concept à produção, para confirmar todas estas indicações. Mas já não será preciso esperar muito, uma vez que a versão final deverá ser oficialmente apresentada ainda na primeira metade de 2018, muito provavelmente, durante o Salão Automóvel de Genebra, na Suíça.

Já quanto ao início da comercialização, certamente baseada em motores 2,0 e 3,0 litros turbo, conjugados tanto com caixa manual de seis velocidades como com transmissão automática de oito relações, deverá arrancar pouco depois da apresentação.