Uma jovem australiana, que diz ter sobrevivido ao ataque de Las Ramblas, em Barcelona, escapou também ilesa aos atentados da London Bridge e de Paris, de acordo com o La Vanguardia.

Julia Monaco tem 26 anos e é natural da Austrália. Estava às compras na Praça da Catalunha, juntamente com as suas amigas, quando a carrinha acelerou sobre uma multidão, matando 13 pessoas e ferindo mais de uma centena. Foi o seu terceiro ataque terrorista durante este verão pela Europa.

A 3 de junho, Julia ficou retida no metro por precaução durante o atropelamento na London Bridge, na capital britânica. Poucos dias depois, já em Paris, assistiu ao ataque de um homem a três polícias junto à catedral de Notre Dame.

https://twitter.com/juliaandmonaco/status/898206411267690497?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=http%3A%2F%2Fwww.independent.co.uk%2Fnews%2Fworld%2Feurope%2Fbarcelona-attack-woman-las-ramblas-london-bridge-paris-julia-monaco-shopping-australian-melbourne-a7899386.html

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Pânico absoluto”, foi como descreveu os momentos em que esteve trancada numa das lojas da Praça da Catalunha, em Las Ramblas. “De repente, ficámos presos na loja e a confusão instaurou-se entre as pessoas”, disse à estação de rádio australiana 3AW. Segundo o testemunho da jovem, as pessoas empurravam-se umas às outras, na tentativa de encontrar na loja um local de segurança. Foram posteriormente evacuadas pela polícia através de uma porta lateral.

A australiana assegura que não vai abandonar a sua viagem pela Europa e que não se vai deixar vencer pelo medo. “Não tenho vontade de voltar a casa. Sinto que quero estar aqui e não deixar que eles, quem quer que sejam, ganhem”, afirmou.

Notre Dame. Vídeo mostra momento do ataque