A Câmara de Gavião, distrito de Portalegre, decidiu esta noite ativar o Plano de Emergência Municipal, em virtude da reativação do incêndio que afeta o concelho e que lavra perto de várias localidades. O presidente da Câmara Municipal de Gavião, José Pio, adiantou à agência Lusa que o plano foi ativado cerca das 20:00.

Os incêndios de Mação, em Santarém, e de Gavião, em Portalegre, tiveram várias reativações hoje à tarde, de acordo com a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC). “Temos uma reativação do incêndio de Gavião, no distrito de Portalegre, e temos o incêndio em Mação, em Santarém, que de manhã estava com uma perspetiva um bocadinho diferente. Neste momento estamos com o incêndio já com várias reativações”, disse à Lusa, cerca das 16:15, a adjunta-nacional de operações da ANPC, Patrícia Gaspar.

Na altura, a responsável “indicou uma frente de incêndio com desenvolvimento complexo”, que se dirigia para as alocalidades de Torre Cimeira e Torre Fundeira. “Estamos a colocar meios para avaliação da situação, proteção das pessoas e, se necessário for, retirar quem tiver de ser retirado destas localidades”, disse ainda. De acordo com a página da ANPC na internet, às 20:45 o incêndio do Gavião tinha no combate 472 operacionais, ajudados por 157 veículos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR