Já se conhece a razão pela qual os peixes ingerem o plástico derivado da poluição dos oceanos. Não é por acidente. Os peixes são mesmo atraídos para consumir o plástico. A descoberta foi publicada esta quarta-feira num estudo.

Investigadores da Universidade da Califórnia e da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos fizeram testes com anchovas que mostram que quando o plástico é misturado com água salgada e se começa a desintegrar, libera um odor semelhante a krill — uma espécie semelhantes ao camarão.

Esta é a primeira prova comportamental de que os detritos de plásticos podem ser quimicamente atraentes para os consumidores marinhos”, explica o estudo.

Até à experiência realizada pelo autores deste estudo, os cientistas acreditavam que os peixes ingeriam pequenas partículas de plástico acidentalmente, quando estavam a ingerir pedaços flutuantes de plâncton ou krill. O problema é ainda mais grave: o cheiro que os plásticos ganham não só faz com que os peixes comam os detritos a acreditar que é comida, como os atraem até eles.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estas descobertas têm implicações consideráveis ​​para redes aquáticas de alimentos e, possivelmente, a saúde humana”, lê-se ainda no estudo.

Nos últimos 40 anos, a quantidade de pedaços de plástico a flutuar nos oceanos aumentou mais de 100 vezes. Cerca de sete milhões de toneladas de resíduos são despejados nos oceanos a cada ano, afetando mais de 600 espécies.

Plástico a flutuar nos oceanos aumentou 100 vezes nos últimos 40 anos