Os quatro incêndios com particular relevo que lavravam nesta sexta-feira ao final da tarde mobilizavam um total de 1.234 operacionais, apoiados por 371 veículos e 18 meios aéreos, informou a Proteção Civil, mantendo-se o alerta “laranja” para todo o país. Segundo a adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) Patrícia Gaspar, num ponto de situação às 19h00, das 11 ocorrências “em curso” no país assumiam “especial relevância” os incêndios em Mação (distrito de Santarém), Gavião (Portalegre), Vieira do Minho (Braga) e Gouveia (Guarda).

Os meios operacionais concentravam-se principalmente no combate às chamas nos sinistros de Mação, com 778 operacionais, 228 viaturas e oito meios aéreos, e de Gavião, com 324 efetivos, 107 veículos e cinco aeronaves. De acordo com Patrícia Gaspar, as previsões meteorológicas apontam para aumento da temperatura e do vento seco durante o fim-de-semana, mantendo-se ativado o nível de alerta “laranja” para todo o país, até nova avaliação.

A porta-voz da ANPC adiantou que, em termos de reforço de meios operacionais no combate aos fogos florestais, se confirmou hoje “a vinda de três helicópteros ‘Super Puma’, da Suíça, que, à partida, poderão começar a operar já no próximo domingo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR