Quando a pira se acende, há algo de mágico em qualquer recinto que receba uma grande competição internacional. Aliás, só a pessoa ou pessoas que estão nesse ato já é notícia, como aconteceu por exemplo nos Jogos Olímpicos de Tóquio de 1964, “inaugurados” por Yoshinori Sakai, um atleta amador de atletismo que nascera no dia do ataque a Hiroshima, ou nos sete jovens nomeados por antigos campeões que estiveram nos Jogos de 2012, em Londres. Mas, por norma, impera o mérito desportivo dos locais: Paavo Nurmi, Sergey Belov, Muhammad Ali, Cathy Freeman ou Li Ning são alguns desses casos. Nas Universíadas foi igual… mas causou impacto.

Chin-Feng Chen é um autêntico herói em Taipé. Hoje com 39 anos, tornou-se no primeiro jogador nascido em Taiwan de sempre a jogar na Major League Baseball, a principal Liga americana de basebol, em 2002, alinhando nos LA Dodgers. Passaria depois também pelo Japão e ficaria na China, nos Lamigo Monkeys, até terminar a carreira. E teve um gesto que ficará para a história: acendeu a chama que deu início ao evento… com uma batida digna de home run.

Mas este foi apenas o momento de uma abertura memorável que quis mostrar a diversidade cultural de Taiwan, com muitas danças e músicas locais enquadradas em variados temas e muito fogo de artifício. Marcaram presença do recinto, que esteve lotado, cerca de 23 mil pessoas, numa festa que acabou por secundarizar os protestos que existiram ainda antes do início da cerimónia e que obrigaram a um ligeiro atraso no seu arranque.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Às vezes, vale a pena esperar pelas melhores coisas. Ninguém conseguirá parar os nossos estudantes”, salientou Oleg Matytsin, presidente da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) durante o discurso oficial. Segundo explicou a Reuters, a cerimónia foi atrasada devido a um protesto contra as reformas do sistema de pensões de funcionários estatais e professores em Taiwan, que obrigou a que todos os países que não começassem por A ou B (a entrada é sempre por ordem alfabética) vissem a entrada no recinto bloqueada, algo que foi depois contornado. O Taipei Times acrescentou depois mais detalhes sobre o sucedido.

Está oficialmente aberta a 29ª Universíada de Verão Taipei 2017 Universiade – 世大運! #ganharofuturo #teamPOR

Posted by FADU Portugal on Saturday, August 19, 2017

Joana Cunha, atleta de taekwondo que ganhou a medalha de prata nas Universíadas de 2015, em Gwangju, foi a porta-estandarte na cerimónia da delegação nacional, que recebeu este sábado a visita do presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino.

O percurso de Joana Cunha da engenharia à gestão, sempre com o taekwondo pelo meio

Acrescente-se que Portugal já teve os seus primeiros atletas em competição no primeiro dia, com a equipa de ginástica artística masculina a classificar-se na quinta posição da segunda subdivisão do torneio (27.150 pontos). Bernardo Almeida, Diogo Romero e Pedro Guimarães estão ainda à espera do segundo dia de qualificações para saber se conseguem alcançar o apuramento para a fase final de aparelho e/ou do All Around.