O programa de televisão Channel 4 F1, que trata como ninguém temas relacionados com a disciplina rainha do desportivo automóvel e que transmite em directo metade dos Grandes Prémios do ano, organizou um comparativo muito peculiar. Entre dois supercarros e outros tantos superpilotos que, ainda não há muito tempo, brilhavam na Fórmula 1 (F1).

A acção decorreu em Silverstone, circuito que os ingleses consideram o melhor do mundo – e há muitos não britânicos que concordam com esta afirmação –, e acaba por viver de um diálogo vivo, e por vezes a mais de 250 km/h, entre David Coulthard e Mark Webber, dois ex-pilotos de F1 que já saborearam o champanhe no lugar mais alto do pódio naquele traçado inglês.

Só que desta vez, os dois apresentadores do conhecido programa de desporto da Channel 4, conhecido como C4F1, não estavam sentados no estúdio, nem a passear pelas boxes. Estavam, isso sim, aos comandos de um Mercedes AMG GT R (Coulthard) e de um Porsche 911, no que parece ser a versão GTS (Webber).

Silverstone: Britain's Temple of Speed

DC and Mark Webber go head-to-head around Silverstone – but which of them will take the chequered flag? ????

Posted by C4F1 on Friday, 18 August 2017

Obviamente a coisa anima-se, com travagens disputadas e slides controlados, que os dois “artistas” dominam como ninguém, mas se o vídeo nos permite por um lado confirmar algo que já esperávamos, levanta-nos, por outro, uma dúvida. Ou seja, é fácil verificar o mais fácil que é controlar as derrapagens no Mercedes, do que no Porsche – aquele motor pendurado atrás do eixo traseiro, o que não ajuda na distribuição de peso, faz efectivamente Webber ter de se aplicar ao máximo para não visitar a parte mais verde de Silverstone. E a dúvida: por que é que escolheram o que parece ser um 911 GTS, de “apenas” 450 cv, para fazer frente ao AMG GT R de 585 cv, 700 Nm de binário, 318 km/h de velocidade máxima e 0-100 km/h em somente 3,6 segundos, quando poderiam ter optado pelo Turbo S, esse sim com 581 cv, 750 Nm de força, 330 km/h de velocidade máxima e 2,9 segundos de 0 a 100 km/h?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR