Histórico de atualizações
  • O nosso liveblog de acompanhamento à situação na Catalunha fica por aqui, neste dia em que Younes Abouyaaquob, suspeito de ser o autor do atentado de Barcelona, foi abatido. Para continuar a seguir todos os desenvolvimentos da situação na Catalunha nesta terça-feira, acompanhe as notícias atualizadas ao minuto no novo liveblog.

    Obrigada por ter estado connosco. Até já.

  • Muçulmanos manifestam-se em Barcelona contra o terrorismo

    Cerca de 1.300 membros da comunidade muçulmana da Catalunha, entre os quais representantes de 148 entidades, manifestaram-se esta 2.ª feira em Barcelona para condenar “a barbárie e a insanidade” do terrorismo, na sequência dos ataques de quinta-feira passada.

    “Quando um jovem que nasceu ou chegou pequenino à Catalunha se rebela contra o seu país, temos um verdadeiro problema que não devemos esconder”, disse Míriam Hatibi, porta-voz da Fundação Ibn Battuta de promoção de laços culturais e sociais entre países árabes e europeus.

    A Fundação e dezenas de outras organizações muçulmanas apelam por isso às autoridades para “falar claramente de como enfrentar o futuro” e incluir os jovens, para que “sintam que a Catalunha é a sua terra e rejeitem qualquer mensagem radical ou extremista”.

    Hatibi agradeceu, em nome dos muçulmanos da Catalunha, o apoio e a participação dos habitantes de Barcelona na marcha desta 2.ª feira, que percorreu o troço da Rambla onde se deu o atropelamento de dezenas de pessoas, que fez 15 mortos e mais de 100 feridos.

    Lusa

  • Jogador do Barcelona auxiliou vítimas logo a seguir ao atentado

    Lucas Digne, futebolista do Barcelona, teve um papel ativo no auxílio às vítimas do atentado terrorista, de acordo com a rádio catalã RAC1. O lateral francês estava em casa, na zona da Praça da Catalunha, quando ouviu os gritos das vítimas no momento em que o carro alegadamente conduzido por Younes Abouyaaqoub (hoje abatido pela polícia catalã) atropelou mais de 140 pessoas. De imediato, desceu à rua e socorreu as vítimas com toalhas e garrafas de água. O lateral francês com 24 anos terá mesmo aplicado os primeiros socorros a vítimas com feridas nos braços e nas pernas, noticia o jornal desportivo catalão Mundo Deportivo.

    Esta quinta-feira, dia do atentado, Lucas Digne tinha mostrado no Twitter a sua solidariedade para com as vítimas do atentado.

  • Os últimos minutos de vida do autor do ataque

    O chefe da polícia da Catalunha, Josep Lluís Trapero, descreveu, em conferência de imprensa, os momentos antes da captura de Younes Abouyaaqoub, o autor do ataque terrorista em Barcelona.

    Younes Abouyaaqoub foi localizado esta segunda-feira às 15h30 locais (14h30), em Subirats, por uma mulher que se encontrava na zona. O autor estava sozinho e escondido nas vinhas de Sant Sadurní d’Anoia. Quando a polícia chegou, viu o suspeito agachado nas vinhas e reparou que estava a usar um cinto de explosivos — que se viria a descobrir que era falso. A polícia acabou por abater o suspeito a tiro.

    Trapero confirmou a informação já divulgada anteriormente de que, antes de morrer, o terrorista gritou: “Alá é grande”. O responsável pela polícia da Catalunha disse que, quando analisaram as impressões digitais e a fotografia associada ao NIE — o Número de Identificação de Estrangeiros — não restaram dúvidas: Younes Abouyaaqoub, o autor do ataque de Barcelona, estava morto.

  • 12 suspeitos iniciais estão mortos ou detidos

    A polícia da Catalunha confirmou através do Twitter que os doze suspeitos iniciais estão mortos ou detidos. “A investigação continua”, pode ler-se ainda na publicação.

    Minutos antes, o chefe da polícia da Catalunha Josep Lluís Trapero tinha especificado que dessas 12, quatro estão detidas. As restantes oito foram abatidas: duas em Alcanar, cinco em Cambrils e um em Subirats, disse em conferência de imprensa.

  • Falta identificar um suspeito

    O responsável da polícia da Catalunha revelou em conferência de imprensa que ainda falta identificar o outro suspeito morto na sequência da explosão numa casa em Alcanar.

  • Imã e possível líder da célula terrorista está morto

    Abdelbaki Es Satty, imã de uma mesquita em Ripoll, era umas das duas pessoas mortas em Alcanar, confirmou o responsável pela polícia da Catalunha. Os restos mortais do imã foram encontrados na casa em Alcanar que explodiu.

    As autoridades espanholas apontaram o imã como o possível líder da célula terrorista que planeou os ataques em Barcelona.

    Abdelbaki Es Satty: o imã que esteve preso e que pode ser o líder da célula terrorista da Catalunha

  • Operação policial ainda não terminou

    O chefe da polícia da Catalunha Josep Lluís Trapero revelou, em conferência de imprensa que a operação policial levada a cabo no âmbito do ataque em Barcelona ainda não foi dada como terminada.

    Trapero disse que as autoridades estão a investigar um “núcleo de 12 pessoas”. Dessas 12, quatro estão detidas. As restantes oito foram abatidas: duas em Alcanar, cinco em Cambrils e um em Subirats. “Mas isto não significa que a investigação das próximas semanas não traga nada de novo”, assumiu ainda.

  • Presidente da Catalunha confirma morte do autor do atentado

    Carles Puigdemont, presidente da Catalunha, confirmou que Younes Abouyaaquob, autor do ataque, foi abatido pela polícia pouco antes da 17h00 locais (16h00 em Lisboa). Puigdemont agradeceu ainda o trabalho desenvolvido pela polícia da Catalunha.

    As autoridades já tinham confirmado a morte do condutor da carrinha através do Twitter.

  • Carrinha suspeita foi encontrada

    A polícia da Catalunha encontrou a carrinha suspeita que procurava depois de ter abatido Younes Abouyaaqoub, o autor do atentado em Barcelona. A autoestrada em Vilafranca de Penedés foi cortada para permitir a busca desta carrinha.

    Na quinta-feira — dia do ataque em Barcelona — uma outra carrinha relacionada com o ataque tinha sido encontrada em Vic, uma localidade a 70 quilómetros da capital da Catalunha.

  • Atentados Catalunha: há ainda 48 feridos internados

    O balanço mais recente (17h) dos feridos resultantes dos atentados em Barcelona e Cambrils dão conta de 48 pessoas que ainda estão hospitalizadas. Oito delas estão em estado crítico.

  • Cúmplice de Younes poderá estar em fuga

    A jornalista da Cadena SER Anna Punsí avança que a polícia procura agora um possível cúmplice de Younes e que há ainda uma carrinha suspeita.

  • Oficial: homem abatido é Younes Abouyaaqoub

    As autoridades catalãs confirmaram, através do Twitter, que o suspeito abatido durante a tarde é Younes Abouyaaqoub, o autor do atentado em Barcelona.

  • Ponto de situação

    Estas são as informações conhecidas às 17h20:

    • A polícia catalã recebeu uma denúncia cidadã de Subirats (a cerca de 50 kms de Barcelona), montando de seguida uma operação policial no local
    • Um homem que trazia consigo o que aparentava ser um cinto de explosivos terá gritado “Alá é grande” perante a polícia
    • A polícia abateu o suspeito e procedeu-se então à verificação dos explosivos pela brigada especializada, a TEDAX. As primeiras informações aos jornais espanhóis dizem que os cintos são falsos. Aguarda-se confirmação oficial
    • Vários media espanhóis, citando fontes policiais anónimas, avançam que o homem abatido deverá ser Younes Abouyaaqoub. Falta ainda confirmação oficial. Em breve deverá acontecer uma conferência de imprensa da polícia
    • A estrada C-243B em Subirats foi entretanto cortada em ambos os sentidos

  • A TVE avança que uma autoestrada em Vilafranca de Penedés foi cortada a propósito de uma busca a uma carrinha suspeita. É a C-243B, que passa por Gelida, e está cortada nos dois sentidos.

  • Corpos das duas vítimas portuguesas já estão em Portugal

    O corpo das duas vítimas portuguesas do atentado em Barcelona já chegaram a Portugal. Avó e neta foram transportadas por um avião da Força Aérea, que aterrou na base aérea do Montijo, refere a TVI 24.

    As cerimónias fúnebres terão início durante a manhã de quarta-feira, a partir das 10h30, no complexo funeral de Cascais, onde as duas vítimas serão cremadas. À Agência Lusa, fonte da secretaria de Estado das Comunidades informou que o cortejo fúnebre irá depois seguir para o cemitério de São Pedro de Penaferrim, no concelho de Sintra.

  • Mapa interativo. Os locais chave dos ataques na Catalunha

    O ataque terrorista de Barcelona ultrapassou os limites de Las Ramblas — onde aconteceu. Vários locais da Catalunha foram palcos secundários de acontecimentos relacionados com o atentado.

    Mapa interativo. Os locais chave dos ataques na Catalunha

  • A agência de notícias espanhola EFE avança, citando fontes de organismo de combate ao terrorismo, que o cinto de explosivos do suspeito abatido não é verdadeiro.

  • É possível acompanhar imagens em directo do local através da TVE:

  • O El Español avança ter confirmação de fontes de organismos anti-terroristas de que o homem abatido em Subirats é Younes Aboyaaquob, suspeito de ser o condutor da carrinha que atropelou peões nas Ramblas. Oficialmente, contudo, não há qualquer confirmação de que o suspeito abatido é Younes. Alguns media espanhóis dizem que não é possível confirmar a identidade do homem até os TEDAX abandonarem o local.

1 de 3