Um sismo de magnitude 4,0 atingiu a ilha de Ischia, ao largo da cidade italiana de Nápoles, na noite desta segunda-feira, avança a agência Reuters. Duas pessoas morreu e pelo menos 25 ficaram feridas, muitas delas não foram ainda identificadas.

O meios de comunicação italianos avançam que uma mulher morreu quando foi atingida pela queda de escombros de uma igreja, que colapsou, além de outros seis edifícios na cidade de Casamicciola Terme. Os edifícios que entraram em colapso parecem não estar habitados.

O Hospital Rizzoli de Lacco Ameno foi evacuado por razões de segurança, devido ao surgimento de várias fissuras no edifício.

A primeira vítima mortal identificada foi uma mulher, atingida por pedras que caíram de uma igreja na localidade de Casamicciola. A segunda vítima mortal registada foi uma mulher encontrada sob os escombros de uma casa que ruiu, de acordo com os meios de comunicação italianos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os bombeiros resgataram as duas crianças que ficaram soterradas mais de 14 horas sob os escombros da casa de família que ruiu. Foram imediatamente transportadas ao hospital da ilha, mas fontes médicas asseguraram que se encontravam bem.

Mattia, de sete anos, foi resgatado no final da manhã e pouco tempo depois foi anunciado que também tinha sido localizado o irmão Ciro, de 11 anos. Apesar de Ciro se encontrar junto do irmão, as operações de resgate atrasaram-se mais de duas horas devido à grande quantidade de escombros que tinham bloqueado a criança. De madrugada, os bombeiros tinham salvado outro irmão, Pasqual, um bebé de sete meses.

O terramoto fez-se sentir na ilha por volta das 20h57 locais (19h57 em Lisboa). Registado no mar a uma profundidade de 10 quilómetros, o sismo foi sentido também noutras zonas na ilha, como Barano e Forio. Alguns meios da proteção civil já se encontravam na ilha devido aos incêndios mas foram mobilizados mais.

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia anunciou inicialmente que o sismo teve uma magnitude 3,6 na escala de Richter, mas horas depois corrigiu a informação para 4,0 de magnitude na mesma escala.

As equipas de bombeiros e proteção civil foram reforçadas há poucos dias na ilha devido a fogos florestais.

A ilha de Ísquia, próxima da de Capri, é um dos destinos turísticos mais populares do Golfo de Nápoles e tem registado vários tremores de terra. O mais grave, em julho de 1883, de magnitude 5,8, fez mais e 2.000 mortos.

O sismo de segunda-feira ocorreu a dias do primeiro aniversário do sismo que fez 299 mortos em Amatrice, no centro do país, a 24 de agosto de 2016.