Um sistema “mais inteligente, mais rápido e mais potente do que nunca”. É o que promete a nova atualização da Google para os dispositivos Android, o Android 8.0 Oreo. Sai esta segunda-feira e traz novas funcionalidades para os dispositivos. Uma das primeiras novidades é o picture-in-picture, isto é, permitir ver “duas aplicações de uma vez só”. Seja a ver um vídeo e a tomar notas em simultâneo, seja a fazer videochamadas e a consultar a sua agenda, esta nova funcionalidade irá permitir-lhe fazer duas coisas “ao mesmo tempo”.

Preview do Picture-to-Picture (Direitos Reservados)

Ao nível das aplicações, o Android 8.0 Oreo vai permitir ao utilizador ver rapidamente o que há de novo nas suas aplicações favoritas, de forma a que nunca perca as notificações das apps de que mais gosta.

Preview das novas notificações (Direitos Reservados)

A autonomia da bateria também traz novidades. A nova atualização vem ajudar a minimizar a atividade em aplicações em segundo plano — aquelas que menos utiliza — o que se vai traduzir em vida de bateria mais longa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Android Oreo traz ainda um novo recurso: as Instant Apps. Quer isto dizer que o utilizador vai poder experimentar imediatamente uma aplicação sem precisar de a instalar. O Android 8.0 Oreo traz ainda proteções de segurança mais fortes e melhorias de velocidade na navegação dos dispositivos.

Novos emojis

A atualização Oreo tem ainda um pacote com mais de 60 novos emojis, desde novos animais a figuras míticas.

Alguns dos novos emojis do Android 8.0 Oreo (Direitos Reservados)

O Android 8.0 Oreo começa a ser disponibilizado a partir desta segunda-feira, para os telemóveis Pixel e Nexus 5X/6P e Pixel C e Nexus Player. A atualização dos dispositivos deverá chegar ao longo das próximas semanas.