A petrolífera francesa Total anunciou esta segunda-feira a compra da unidade de petróleo da dinamarquesa Maersk Oil por 6.345,4 milhões de euros (7.450 milhões de dólares). Esta operação vai reforçar, em particular, o grupo Total no Mar do Norte, refere em comunicado.

A Total vai ficar com 100% do capital da Maersk Oil. Para tal, pagará através de ações próprias o equivalente a 4.216 milhões de euros (4.950 milhões de dólares) ao atual proprietário, A.P. Møller-Mærsk, emitindo 97,5 milhões de ações próprias, um valor calculado com base na média das cotações das últimas 21 sessões de bolsa.

Além disso, a Total vai assumir 2,1 mil milhões de euros (2,5 mil milhões de dólares) de dívida da companhia dinamarquesa.

Com esta operação, a Total aumenta em mil milhões de barris de reservas provadas de petróleo, 80% localizado no Mar do Norte, e mais 160 mil barris de petróleo por dia, sendo que está previsto encerrar o negócio até março do próximo ano, embora a compra seja feita com a data de 1 de julho deste ano.

A Total espera também gerar sinergias operacionais, comerciais e financeiras de mais 340 milhões de euros (400 milhões de dólares) no Mar do Norte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR