Depois de muitas semanas de segredos mal guardados, que inclusivamente terminaram num desvendar antecipado, eis que, finalmente, o futuro BMW M5 é oficialmente apresentado. Confirmando, desde logo, muitos dos atributos mecânicos já aguardados, como é o caso de um novo V8 4,4 litros biturbo com 600 cv, capaz de, entre outros feitos, levar o M5 a acelerar dos 0 aos 100 km/h, em não mais que 3,4 segundos.

Depois dos muitos rumores e informações antecipadas, por fontes mais ou menos credíveis, a marca da hélice confirma a próxima geração do M5 como o mais potente e rápido modelo do género de sempre. Tudo, graças a um V8 que, além dos 600 cv de potência disponíveis entre as 5.600 e as 6.700 rpm, oferece ainda 750 Nm de binário máximo. Ou seja, um aumento de 25 cv (575) e 23 Nm (677) face à geração ainda em comercialização.

Fruto de um tal “poder de fogo”, o futuro BMW M5 fixa como velocidade máxima anunciada os 250 km/h. Isto, devido à imposição de um limitador electrónico. Retirado, no entanto, este pequeno artefacto, o M5 só pára nos 305 km/h!

Ao mesmo tempo e a acompanhar um V8 portentoso, a garantia (e eficácia) de uma caixa automática M Steptronic de oito velocidades, acrescida de três modos de condução: Efficient, Sport e Sport Plus. Com o envio da potência às quatro rodas a ser feito por um sistema de tracção integral M xDrive muito especial, capaz de oferecer não somente as tradicionais soluções 4WD e 4WD Sport, mas também um inovador modo 2WD com tracção apenas nas rodas traseiras, além da possibilidade de desligar por completo o controlo de estabilidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já no exterior, e conforme as imagens entretanto divulgadas de forma não oficial já haviam mostrado, uma evolução estilística face ao actual modelo, com o futuro M5 a optar não por radicalizações e ostentações desnecessárias, mas antes por uma afirmação natural do poder instalado… ou, pelo menos, até ao ligar da ignição!

[jwplatform HfvmC2Q9]

Visualmente, mantém-se a já inevitável grelha do tipo duplo rim, acompanhada de novas ópticas e difusor dianteiro à imagem do já revelado pelas mais recentes propostas M, como o M2, ao passo que, na traseira, luzes fortemente reformuladas, um difusor e as já obrigatórias quatro ponteiras de escape (2+2), fazem igualmente parte do conjunto.

Proposto de série com jantes de 19”, o novo M5 pode “calçar” igualmente borrachas Michelin Pilot Sport de 20”, as quais podem ganhar ainda a companhia de discos de travão em carbocerâmica. Que, embora tendo de ser pagos à parte, garantem uma redução de 23 kg num carro cujo peso surge fixado em 1.855 kg. Número que indica um emagrecimento de 90 kg face ao antecessor, graças também à utilização de uma liga de polímeros de fibra de carbono reforçados (PRFC) tanto no tejadilho, como em várias partes da carroçaria.

Já no habitáculo, destaque para novidades como são os casos do novo volante, bancos e estofos, a ajudarem a transmitir, conjuntamente com as aplicações em fibra de carbono e a nova alavanca da caixa de velocidades, um ar mais desportivo. Ao mesmo tempo que, em termos tecnológicos, um enorme ecrã a cores complementa o sistema de infoentretenimento e um head-up display acresce funcionalidade ao painel de instrumentos. O qual, aliás, mantém-se analógico.

Com um preço de arranque definido pela própria marca na ordem dos 117.900€, para a Alemanha, a BMW prevê começar a aceitar encomendas para o novo modelo já a partir de Setembro. A entrega das primeiras unidades terá lugar durante a Primavera de 2018, sendo que, ainda antes disso, o novo M5 fará a sua primeira aparição pública no Salão Automóvel de Frankfurt, na Alemanha.

Tal como já aconteceu com outros modelos do fabricante, também o futuro M5 chegará ao mercado numa especialmente atractiva “First Edition”, que serve de modelo às imagens oficiais agora divulgadas, mas que, em termos de produção, apresenta a condicionante de não ultrapassar as 400 unidades, para todo o mundo. Todas elas propostas apenas e só na exclusiva cor Frozen Dark Red Metallic, um opcional parte do catálogo BMW Individual para as restantes unidades, com o preço já anunciado de 19.500€.