O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse esta terça-feira que vai pedir à Interpol a emissão de um mandado de captura internacional para Luisa Ortega, a antiga procuradora-geral da Venezuela que fugiu do país na semana passada, e do seu marido, German Ferrer, um deputado chavista.

Luisa Ortega, que se tornou recentemente muito crítica do regime, fugiu da Venezuela para a ilha caribenha de Aruba, viajando posteriormente para a Colômbia — mas segundo as autoridades colombianas já se encontra no Brasil, juntamente com o seu marido.

Nicolás Maduro não perdoa a “traição” da sua procuradora-geral, que acusou de se fazer de “santinha”, e diz que vai pedir à Interpol a captura dos dois para que “estes delinquentes sejam entregues à justiça venezuelana”.

O Presidente da Venezuela aproveitou ainda para atacar o Presidente brasileiro Michel Temer por ter recebido a responsável venezuelana e o seu marido, dizendo que o seu governo é “golpista”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O governo colombiano chegou a oferecer asilo político à antiga responsável venezuelana.

A própria Luisa Ortega disse em comunicado que viajou para o Brasil para uma conferência com procuradores e advogados dos países do Mercosur, grupo composto pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. A Venezuela também fazia parte do grupo, mas foi suspensa em dezembro do ano passado.

A antiga procuradora explicou que tem provas de que Nicolás Maduro violou a Constituição da Venezuela e que as pretende apresentar na reunião com os seus pares.