Quarenta e oito pessoas foram resgatadas no mar Egeu pelos militares da Guarda Nacional Republicana, destacados na missão da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira (Frontex), anunciou a GNR esta quarta-feira.

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através de militares destacados na ilha grega de Kastellorizo, resgatou na terça-feira, no mar Egeu, 48 pessoas, das quais 26 crianças, 11 mulheres, uma das quais grávida, e 11 homens, provenientes da Síria, refere a Guarda em comunicado. “O resgate ocorreu durante uma ação de patrulhamento marítimo, quando os militares detetaram os migrantes num barco de borracha à deriva no mar Egeu“, explica.

Os migrantes foram resgatados para a embarcação portuguesa em segurança e encaminhados para as autoridades gregas.

O principal objetivo da operação Frontex é prevenir, detetar e reprimir ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outros crimes transfronteiriços, contribuindo fundamentalmente para a salvaguarda de vidas humanas no mar através de missões de busca e salvamento”, escreve a GNR.

Desde o dia 1 de março, a força portuguesa destacada em Samos e Kastellorizo, na Grécia, já resgatou 737 migrantes dos quais 291 crianças, 193 mulheres e 253 homens.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR