O ex-director dos serviços secretos norte-americanos, James Clapper, questionou esta terça-feira a capacidade de Donald Trump para exercer o cargo de Presidente dos Estados Unidos e disse que é “muito assustador” que Trump tenha acesso aos códigos nucleares porque existem poucas ou nenhuma salvaguarda caso Trump decida, por exemplo, levar a cabo um ataque nuclear contra a Coreia do Norte.

“Quanto tempo mais terá o país, parafraseando, aguentar este pesadelo?”, disse o antigo responsável pelas secretas norte-americanas durante a administração de Barack Obama, em declarações à CNN.

James Clapper, que comentava o discurso de 80 minutos de Donald Trump num comício em Phoenix, no Arizona, disse ainda que, não só questionava a sua capacidade de exercer o cargo de Presidente dos Estados Unidos, mas também a sua motivação para o fazer, insinuando que Donald Trump poderá estar à procura de uma forma de abandonar a Presidência.

Questionado se Donald Trump representava uma ameaça para a segurança nacional dos Estados Unidos, James Clapper disse que “certamente poderia ser” e deu o exemplo da capacidade nuclear dos Estados Unidos.

“Se decidir fazer alguma coisa relativamente a Kim Jong-un [líder da Coreia do Norte] há muito pouco que se possa fazer para o impedir” porque o sistema está desenhado precisamente para uma resposta rápida, disse o responsável, algo que nas mãos de Trump considera “muito assustador”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR