Com o mais importante salão automóvel europeu a apenas algumas semanas de distância, a Mercedes-Benz promete uma presença à altura, na edição deste ano do evento, em Frankfurt. Desde logo, com cerca de 100 carros em exibição, entre os quais, vários protótipos em estreia mundial, com particular destaque para o superdesportivo Mercedes-AMG Project One, um showcar da Smart sinónimo de condução autónoma e partilhada, o pré-série do futuro Mercedes a pilha de combustível GLC F-CELL EQ e, principalmente, uma nova interpretação daquele que será o primeiro modelo da futura submarca eléctrica EQ, agora no formato compacto. E, quiçá, mais real.

Depois de apresentado, no último Salão de Paris, no formato crossover, o concept que, muito provavelmente, servirá de ponto de partida para o modelo de estreia da futura gama eléctrica da Mercedes é agora dado a conhecer, num teaser em que se percebe uma carroçaria de dimensões bem mais contidas. Remetendo mais para uma espécie de hatchback mais alto, ou até mesmo para um pequeno CUV.

500 km de autonomia. Mercedes revela SUV eléctrico

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não escondendo a inspiração no concept Vision GT de 2013, e ainda mais no protótipo G-Code dado a conhecer na China, a Mercedes prefere, contudo, não dar muito mais informações sobre este concept, assumindo apenas que se destina ao segmento compacto.

5 fotos

Igualmente como antevisão daquele que poderá ser o futuro sem emissões na Mercedes-Benz, o GLC F-CELL EQ, um pré-série que procura combinar, segundo o fabricante, as vantagens da elevada autonomia e dos rápidos carregamentos dos modelos a pilha de combustível a hidrogénio, com a atractividade da mobilidade zero emissões proporcionada pelos veículos eléctricos. Passagem à produção: ainda por anunciar.

Smart eléctrica e partilhada

A pensar não só no domínio da mobilidade eléctrica, mas também da condução autónoma em ambiente citadino, a Smart promete surpreender Frankfurt com um showcar eléctrico e autónomo. Este estudo será a primeira proposta a incorporar, na forma de mobilidade partilhada, os quatro pilares daquilo que a companhia denomina de estratégia CASE: Connected (conectado), Autonomous (autónomo), Shared (partilhado) e Electric (eléctrico).

O superdesportivo Mercedes-AMG Project One

Por outro lado, no centro das atenções estará, certamente, o Mercedes-AMG Project One, estudo já conhecido para a realização de um superdesportivo de produção em série, equipado com tecnologia híbrida importada da Fórmula 1.

Ainda sem data definida para passagem à realidade, o concept apresenta-se em Frankfurt também com o objectivo de assinalar os 50 anos de existência da divisão desportiva da Mercedes-Benz, a AMG.

Classe X em estreia mundial

Já entre os modelos mais perto da comercialização, destaque para a proposta de estreia da Mercedes no segmento das pick-ups, e que tem em Frankfurt a sua primeira apresentação ao público – a Classe X. O mesmo acontecerá às mais recentes actualizações dos modelos Classe S Coupé e Classe S Cabriolet, que serão exibidos tanto nas versões standard, como AMG.