Relações

O segredo para uma relação feliz e longa? Desporto em conjunto

1.832

Estudos científicos citados pelo "The Telegraph" defendem que os casais que fazem desporto em conjunto, pelo menos uma vez por semana, são mais felizes, confiantes e sexualmente satisfeitos.

Um desporto ou, no mínimo, uma simples caminhada, uma vez por semana. É este o segredo para uma relação feliz, para casais de todas as idades, segundo estudos científicos citados pelo britânico The Telegraph (que pede para esquecermos os jantares às luz das velas e as escapadinhas românticas).

Segundo os estudos citados, feitos por vários sexólogos e psicólogos britânicos, fazer desporto em conjunto está associado a uma melhor vida sexual: cerca de 20% dos casais entrevistados admite que praticar exercício físico com regularidade aumenta a libido. E “mover-se em conjunto dá uma maior energia à atividade”, explicou Jane Greer, autora de livros sobre relações. “Depois do exercício, sentimo-nos mais fortes, mais confiantes e a adrenalina que corre no sangue promove uma maior robustez do próprio casal”, acrescenta.

Entre as atividades mais produtivas para o casal, a conselheira de relações Corinne Blum recomenda as que se fazem ao ar livre, em especial o ciclismo, corridas ou caminhadas no geral: “se fizermos exercício no meio da natureza, libertamos com maior facilidade as toxinas presentes no nosso corpo. Grande parte das nossas frustrações não decorrem dos nossos relacionamentos, mas do facto de as nossas vidas serem dominadas por atividades mentais; andamos fisicamente frustrados”.

Blum refere outras atividades: andar a cavalo, yoga, o ténis ou o golfe podem também ter resultados bastante positivos na relação, ajudando os membros do casal a confiarem mais um no outro, a serem mais afetuosos e menos argumentativos: “é uma questão de as duas pessoas estarem dispostas a ajudarem-se mutuamente. Existem desportos em que o apoio constante é crucial para melhorar a comunicação, aumentando assim o empenho das pessoas na relação”.

O The Telegraph acrescenta que a prática de desportos liberta endorfinas, que beneficia o humor e o bem-estar e, por outro lado, há evidências de que homens e mulheres ficam mais recetivos sexualmente após curtos períodos de exercício físico intenso.

Outro especialista citado pelo jornal, Harry Benson da Marriage Foundation, nota mais um efeito benéfico: quando a atividade física está agendada, isso significa que as pessoas têm maior probabilidade de cumprir com os objetivos e existe um menor risco de que a atividade física seja substituída por outra atividade menos benéfica.

Há que cuidar, no entanto, que a prática de desporto não leve a demasiada competição entre o casal — “tanto um como outro têm de ser relaxados e tentar motivar o outro, e nunca usar o desporto para provar que se é melhor do que o outro”, sublinha Jeni Purcell, uma das pessoas citadas pelo jornal que estão a comprovar os benefícios do exercício físico em casal.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Crónica

O segredo para um casamento dar certo

Ruth Manus
2.559

O segredo para um relacionamento dar certo, a meu ver- e digo por experiência própria- é não entender boa parte do que o outro diz. Isso tem dado muito certo por aqui.

Primeiro-Ministro

António Costa: o eterno número dois

João Marques de Almeida

Costa está a substituir o líder porque não há outro e porque Sócrates não pode liderar o PS. O PS socrático não tem hoje alternativa. Mas eles sabem que o PM não é o verdadeiro líder do seu partido.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site