O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, convidou este domingo todos os movimentos políticos e sociais nacionais e internacionais para participarem na Cimeira Internacional de Solidariedade Mundial com a Venezuela, que terá lugar em setembro.

A cimeira está marcada para 16 e 17 de setembro e estará centrada em condenar as sanções financeiras e “ataques” à revolução bolivariana, feitas pelo “poder económico mundial”.

“Companheiros de todo o mundo, de toda a América, das Caraíbas, dos EUA e da Europa (…): espero ver-vos a 16 e 17 de setembro. O mundo inteiro está convidado para a jornada de diálogo, paz e soberania do povo da Venezuela”, afirmou, num vídeo divulgado através da rede social Twitter.

Segundo Nicolás Maduro, a Venezuela “está a ser ameaçada — como nunca antes — pelo império do Norte”.

“Os supremacistas que governam os Estados Unidos ameaçaram a Venezuela com sanções, perseguições financeiras e ameaças militares e temos uma só resposta: a solidariedade e a vitória”, avançou.

A Casa Branca impôs na sexta-feira novas sanções financeiras à Venezuela, entre as quais a proibição de comprar obrigações emitidas pelo Estado venezuelano ou pela companhia petrolífera nacional.

“Não ficaremos parados perante o desmoronamento da Venezuela”, disse a Casa Branca no comunicado que anunciava as sanções.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR