Michael Cohen, advogado de Donald Trump e vice-presidente executivo da Trump Organization, enviou um email a Dmitry Peskov, porta-voz do Presidente russo Vladimir Putin, em janeiro de 2016. O email, enviado durante a campanha para as eleições presidenciais, pedia ajuda a Peskov para avançar com um projeto de construção de uma Trump Tower em Moscovo, que estava estagnado.

A informação é avançada pelo jornal norte-americano Washington Post, que teve acesso ao conteúdo do email fornecido ao Congresso, órgão que investiga atualmente a relação entre a campanha do Presidente norte-americano e o Kremlin. “Nos últimos meses tenho estado a trabalhar com uma empresa com sede na Rússia relativamente à construção de uma Trump Tower na cidade de Moscovo. Sem entrar em detalhes, a comunicação entre ambas as partes estagnou”, começava o email. “Tendo em conta que este projeto é muito importante, venho por este meio pedir a sua ajuda. Peço com respeito que alguém, de preferência o senhor, me contacte para podermos discutir os pormenores e marcar encontros com os indivíduos apropriados.”

Cohen diz que “não se recorda de ter obtido uma resposta”, segundo avança o Post, mas a ideia de enviar o email a Peskov terá surgido a partir de uma sugestão de Felix Sater, sócio de Trump nascido na Rússia. De acordo com o jornal New York Times, Sater enviou uma série de emails a Cohen em 2015 onde declarou que a construção de uma Trump Tower em Moscovo poderia ser altamente benéfica para o milionário: “O nosso rapaz pode tornar-se Presidente dos EUA e nós podemos orquestrá-lo”, escreveu Sater. “Vou convencer a equipa de Putin a ter parte nisto, vou gerir o processo.”

Maggie Haberman, jornalista correspondente do Times na Casa Branca e co-autora do artigo, declarou que Cohen enviou o email para um endereço geral de Peskov e não para o seu endereço pessoal, o que “sugere que ele não tinha de facto acesso” direto ao porta-voz do Kremlin.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Michael Cohen é um homem da confiança de Donald Trump, com quem trabalha há mais de uma década. Contudo, não fez formalmente parte da campanha às presidenciais do candidato. “A proposta da Trump Tower em Moscovo não estava relacionada de forma nenhuma com a campanha presidencial do senhor Trump”, escreveu Cohen na resposta que enviou aos congressistas que estão a investigar o tema.