Sport Utility Vehicle (SUV) que deu início à hoje em dia extensa família crossover da marca da hélice, o BMW X5 deverá dar a conhecer, já em 2018, a sua quarta geração. Graças à introdução de uma nova plataforma, o futuro X5 deverá chegar não apenas com uma hiperdesportiva versão M de 600 cv, mas também, e muito provavelmente, com uma variante híbrida plug-in (PHEV).

A Auto Express antecipa que a quarta geração do popular SUV será apresentada no Salão de Paris, em Outubro do próximo ano, destacando-se não só por uma estética exterior renovada, mas também por muita adrenalina, materializada numa versão M. E emissões reduzidas, graças à disponibilização de uma variante híbrida plug-in – algo só possível graças à introdução da plataforma CLAR.

Importa recordar que a actual geração do X5, introduzida em 2013, manteve a plataforma do antecessor, que chegou ao mercado em 2006. Pelo que a nova plataforma –que a marca da hélice já utilizou no X3, permitindo ao SUV compacto perder cerca de 55 kg – será um dos aspectos mais relevantes na nova geração X5, cuja chegada ao mercado deverá ocorrer no final do próximo ano.

Esta nova plataforma, que também já serviu de base à nova geração do Série 5, deverá ser igualmente utilizada no futuro SUV topo de gama da marca de Munique, o X7. No caso do X5, contribuirá – a par dos blocos quatro e seis cilindros mais eficientes entretanto estreados na família Série 5 – para melhores consumos.

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Como topo de gama, a promessa de uma versão M que deverá recorrer ao mesmo V8 4,4 litros biturbo que a BMW se prepara para estrear no próximo M5, e que deverá anunciar 600 cv de potência, acompanhado de um sistema de tracção integral xDrive reformulado, capaz de oferecer, pela primeira vez, um modo de funcionamento idêntico ao de um verdadeiro tracção traseira.

Mas não será só a plataforma e os motores que o futuro X5 irá buscar à nova família Série 5. Segundo acrescenta a Auto Express, também as linhas do habitáculo, assim como toda a tecnologia. Da qual deverá fazer parte, entre outros equipamentos, a digitalização total dos mostradores, a aplicação da última evolução do conhecido sistema iDrive e a introdução de soluções de conectividade como o Apple CarPlay. Sendo que as expectativas são de que esta nova geração venha a contar igualmente com algumas tecnologias de condução semiautónoma.

Apesar de o modelo de entrada X1 ser o que mais vende, o X5 mantém-se como uma proposta incontornável na oferta SUV da BMW, tendo representado, só em 2016, um total de 166.219 unidades transaccionadas em todo o mundo. Ou seja, 8,3% da totalidade das vendas anuais da marca de Munique. Número que representa alguns milhares de unidades a mais de unidades vendidas face ao mais acessível X3.