O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, anunciou esta segunda-feira que se realizará em Madrid uma cimeira extraordinária sobre o terrorismo e a imigração ilegal. O encontro, como noticia o El País, deverá contar com a participação de líderes europeus e africanos, à semelhança da reunião que decorreu esta segunda-feira em Paris.

“Antes da cimeira União Europeia-União Africana que terá lugar na Costa do Marfim em finais de novembro, organizaremos em Madrid — calculo que em finais de outubro, princípios de novembro — outra reunião como esta”, declarou Rajoy na conferência de imprensa que se seguiu a este encontro.

Rajoy reuniu-se com os chefes de governo de França, Alemanha e Itália, bem como a representante das relações externas da União Europeia, Federica Mogherini, e os presidentes do Níger (Issoufo Mahamadou), Chad (Idriss Déby) e do Conselho Presidencial da Lívia (Fayez al Sarraj). No encontro com Emmanuel Macron, Angela Merkel e Paolo Gentloni, o primeiro-ministro espanhol instou a UE a alargar a cooperação a nível de segurança entre os vários Estados-membros.

Tendo em vista o reforço dessa cooperação, o primeiro-ministro espanhol anunciou ainda que haverá em breve uma reunião em Espanha com os ministros do Interior do chamado G6, composto por Espanha, França, Alemanha, Itália, Polónia e Reino Unido. Recorde-se que Espanha foi palco do mais recente atentado terrorista em solo europeu, com os ataques na Catalunha.

Relativamente à imigração ilegal, Macron, o anfitrião da reunião, anunciou que espera conseguir uma “resposta mais eficaz ao fenómeno intolerável de traficantes de seres humanos que fizeram um cemitério do deserto e do Mediterrâneo e que está ligado ao terrorismo”, como conta o jornal económico italiano Il Sore 24 Ore. Já o chefe de Governo italiano aproveitou para realçar que esse tem de ser um “compromisso europeu” e não “apenas de um país ou alguns países”. Só este ano, a Itália já recebeu 98 mil das 122 mil pessoas que chegaram à Europa pelo mar Mediterrâneo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR