Cabo Verde acolhe esta semana uma reunião trilateral com Portugal e Luxemburgo, em que os três países irão identificar áreas de cooperação no domínio da defesa, anunciou esta terça-feira o Governo cabo-verdiano.

Segundo o Governo de Cabo Verde, a reunião trilateral vai contar com a presença do diretor de Política de Defesa do Luxemburgo, Patrick Heck, e do diretor-geral de Politica de Defesa Nacional de Portugal, Nuno Pinheiro Torres.

Nuno Pinheiro Torres estará em Cabo Verde também para participar na quinta e sexta-feira numa reunião bilateral de defesa com Cabo Verde, prevista no acordo de cooperação do setor entre os dois países, e que deve ser realizada, no mínimo, uma vez por ano.

Durante o evento, Cabo Verde e Portugal vão assinar fichas de projetos, que são anexos ao Programa-Quadro de Cooperação no domínio da Defesa assinado entre os dois países em fevereiro, e válido para o período de 2017-2021.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O programa de cooperação na defesa foi assinado pelos ministros da Defesa de Portugal, José Azeredo Lopes, e dos Negócios Estrangeiros e Comunidades e da Defesa de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, no âmbito da IV Cimeira Luso-Cabo-verdiana, realizada em Lisboa.

Com o programa, Portugal irá capacitar as Forças Armadas de Cabo Verde, através do apoio à sua estrutura superior e ao desenvolvimento de atividades que contribuam para reforçar a segurança e a autoridade do Estado no mar.

Os dois países vão promover a assistência mútua nas operações de busca e salvamento, desenvolver ações no domínio da segurança marítima, nomeadamente através da presença de meios navais e aéreos.

Segundo a página oficial do Governo português, o acordo também pretende a fiscalização conjunta e troca de informações entre os centros com responsabilidade de monitorização e de operações e desenvolver o ensino e formação militar de alunos cabo-verdianos.