Construtor automóvel norte-americano que tem procurado estar no pelotão da frente no que aos veículos autónomos do futuro diz respeito, a Ford acaba de descobrir uma nova utilização, bem mais saborosa, para este tipo de automóveis ainda experimentais. Graças a uma parceria celebrada com a conhecida marca de pizzas Domino’s, a marca da oval azul converteu um Ford Fusion equipado com todas as tecnologias para a condução autónoma num dedicado entregador de pizzas!

O programa de testes levado a cabo pelas duas empresas vai ter lugar na cidade de Ann Harbor, no estado norte-americano do Michigan, onde alguns clientes seleccionados ao acaso vão ter a possibilidade de ver as suas pizzas entregues, em casa, por um Ford Fusion Hybrid Autonomous Research Vehicle, equipado com todo o tipo de sensores e radares. Mas, porque se trata de uma situação experimental, mantém-se por detrás do volante um humano a controlar todas as acções, além de investigadores, encarregues de toda a recolha de dados.

Os mais interessados nestas modernices, que não queiram ficar à espera de uma obra do acaso, podem manifestar o seu desejo de participar nos testes e utilizar uma nova versão da aplicação da Domino’s para seguir, via GPS, o trajecto da pizza encomendada. Com a promessa de que esta não arrefece pelo caminho, pois assim que o veículo está perto da residência, o cliente em questão recebe uma mensagem de texto com o código que deverá utilizar para destrancar o compartimento que a Domino’s designa de “Heatwave Compartment”. Este encontra-se instalado na zona dos bancos traseiros da viatura e tem a missão de manter a pizza quentinha. Ou, pelo menos, assim esperamos…

Como especialistas em entregas, temos vindo a assistir com grande interesse ao desenvolvimento dos carros autónomos, já que acreditamos que este tipo de transporte vai sofrer uma mudança dramática”, afirmou o presidente e CEO da Domino’s.

Não é a primeira vez que a popular empresa de pizzas se envolve num projecto inovador como este. Já em 2016, utilizou drones e robôs auto-dirigíveis para entregar pizzas, em países como a Austrália ou a Nova Zelândia. E na Europa, mais concretamente na Alemanha e na Holanda, tem vindo a utilizar robôs de entregas auto-dirigíveis, com seis rodas, desenvolvidos pela empresa Starship Technologies.

[jwplatform 23wyiy70]

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR