Beleza e Bem Estar

5 formas de rentabilizar (e atenuar) o regresso ao trabalho

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Para que não enfie a cabeça numa pilha de papéis e se entregue ao stress logo após as férias, reunimos alguns conselhos para regressar mais facilmente às rotinas e aos horários de trabalho.

Ainda a pensar nas férias? Falámos com um especialista em produtividade para reunir algumas dicas capazes de atenuar o regresso ao trabalho.

iStockphoto/g-stockstudio

Ainda o sol brilha lá no alto e já começamos a pensar no quão mais organizados vamos ser quando voltarmos ao trabalho: nas vezes que vamos chegar mais cedo ao escritório e sair a horas, na caixa de e-mail que vai estar sempre limpa e arrumada e no calendário milimetricamente preenchido. O fim das férias grandes é uma espécie de regresso às aulas para graúdos que, tal como os mais novos, precisam de ser incentivados a mando da produtividade e deixar para trás a recordação de todos os castelinhos feitos na areia.

O que acontece muitas vezes, findas as duas ou três semanas de descanso, é que a energia e expetativa acumuladas acabam por se dissipar no dia do regresso. Caem por terra todas as imagens de uma secretária arrumada e de uma série de trabalhos riscados da lista de afazeres. Instalam-se, ao invés, a neura, preguiça e o devaneio.

Para evitar que volte a cair na armadilha que, ano após ano, ataca a sua produtividade, reunimos alguns conselhos com a ajuda de Luíz Gonzaga, coach certificado em “Inteligência Espiritual” pela Deep Change e o responsável pela formação em “Produtividade com Inteligência” na empresa Full Fill.

1. Regresse a casa um dia antes das férias acabarem

Pode parecer algo óbvio para quem tem filhos e sabe, à partida, que precisa de tempo para reorganizar a rotina familiar. Mas é certo que há quem queira aproveitar todos os minutos das férias e opte por chegar a casa no último instante, sem oportunidade para desfazer malas, lavar roupa ou preencher as lacunas da dispensa. Pois bem, segundo um artigo da Forbes, que cita Laura Vanderkam, a autora do livro 168 Hours: You Have More Time Than You Think, voltar num sábado em vez de num domingo pode, na verdade, diminuir o impacto do primeiro dia de trabalho.

2. Aproveite o primeiro dia de trabalho

É provável que queira fazer em duas horas tudo aquilo que não fez nas duas semanas em que esteve fora. A iniciativa pode até ser de louvar, mas Luíz Gonzaga não perde tempo ao alertar para a necessidade de “não estragar as férias logo na primeira manhã”. Quer isto dizer que é preciso não esquecer que se veio de férias há relativamente pouco tempo e que o primeiro dia de trabalho (e até a primeira semana) diz respeito a um período de adaptação — de transição, se quisermos. Gonzaga deixa o seguinte conselho: “No primeiro dia faça por reter na memória a melhor lembrança das férias. A ideia não é ficar de ressaca, antes prolongar o bom humor por mais um tempo, antes de ser atropelado pelo trabalho.”

3. Arrume a secretária, mas não a caixa de e-mail

Um estudo citado pela Forbes, num artigo datado de 2012, associa a desorganização de uma secretária à menor produtividade, como se a nossa performance estivesse intimamente ligada ao nosso lugar de trabalho. Pela lógica apresentada, quanto mais organizada está a secretária, mais motivados e concentrados estamos. A ser verdade, é um conselho válido em período pós-férias, mas não só. Uma outra investigação, com base num inquérito feito a mais de 1.000 colaboradores da empresa Adecco, sugere que os colegas de trabalho se julgam uns aos outros pelo quão limpas ou sujas estão as suas secretárias.

Ter a secretária arrumada pode ser meio caminho andado para se sentir mais motivado a trabalhar. © iStockphoto

Arrumar a secretária é, então, ponto assente. Mas no que toca à caixa de e-mail a conversa é outra. “Se num dia normal devemos ler a caixa de e-mail apenas três ou quatro vezes, no primeiro dia de férias, logo pela manhã, os e-mails são para esquecer”, afirma Gonzaga. Caso a vontade de passar os olhos seja muita, o melhor é não processar os e-mails por ordem cronológica mas, ao invés, dar prioridade a determinados remetentes — chefes, colegas de equipa e clientes incluídos. Luíz Gonzaga assegura que há formas de determinar quais os e-mails enviados diretamente para nós, sendo esta uma das ferramentas a dar uso.

Ainda no mesmo tópico, Gonzaga deixa claro que “ninguém lê os e-mails todos” e que, mais importante do que nos focarmos nas mensagens virtuais à nossa espera num computador, é travar conversas com os colegas. Não há melhor forma de fazer um ponto de situação.

4. Não mergulhe logo no trabalho

Regressar de férias com tempo é essencial para não cair na teia do stress pós-férias, daí que seja necessário fazer pausas regulares, que incluem meter conversa com os colegas, e resistir a fazer mais do que uma tarefa ao mesmo tempo. A isso acrescenta-se a ideia de comer à secretária, coisa que, segundo Gonzaga, nunca deve acontecer — além de não ser higiénico, é um momento de descanso mental que não é aproveitado.

“Quando se volta ao trabalho, a pessoa deve pensar quais são os seus projetos mais importantes. Ou seja, deve ganhar perspetiva de como vai ser a semana.” Dito isto, é importante que o dia de regresso não seja mote para se pegar em projetos megalómanos. Mas mais do que fazer uma lista de prioridades, é importante fazer uma lista de resultados. “Quais são os três resultados que quero para o dia de hoje?”, pergunta Gonzaga, a título de exemplo.

É importante priorizar o dia, mas também os resultados que queremos alcançar. © iStockphoto

5. Saia a horas

Na verdade, não é preciso um formador para dizer o quão importante é o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, sobretudo após um período de descanso, em que o corpo e a mente se habituaram a relaxar. “É preciso sair-se cedo para não sobrecarregar, para manter os níveis de stress reduzidos. Não é para estragar tudo logo no primeiro dia.” A isso Luíz Gonzaga acrescenta a importância de fazer exercício físico — se este é o seu primeiro dia, saia a horas e vá fazer uma corridinha.

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