A seleção portuguesa de futebol defronta esta quinta-feira as Ilhas Faroé, no Estádio do Bessa, no Porto, num encontro em que é esperada uma vitória confortável da formação lusa, na fase de qualificação para o Mundial2018.

Este será o terceiro encontro da história entre as duas nações, depois do triunfo de Portugal em outubro do ano passado, por 6-0, em Torshavn, também a contar para o apuramento para o Campeonato do Mundo, e do 5-0 alcançado em Aveiro, num particular em agosto de 2008.

Entre os 24 convocados de Fernando Santos, Adrien é baixa certa, já que o médio do Sporting está a recuperar de um problema numa costela e não estará em condições para poder atuar no Bessa.

Entre as escolhas iniciais do selecionador, Pizzi e João Cancelo tiveram que abandonar os trabalhos da seleção nacional, devido a problemas físicos, tendo sido chamados Bruno Fernandes e Ricardo Pereira, respetivamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com o embate em Budapeste com a Hungria no próximo domingo, igualmente do grupo B de qualificação para o Mundial2018, é esperado que Fernando Santos faça algumas poupanças durante o encontro.

Portugal ocupa o segundo lugar do agrupamento com 15 pontos, menos três que a Suíça, que lidera, e mais oito que a Hungria, que é terceira. As Ilhas Faroé seguem no quarto posto, com cinco.

Caso vença as Faroé e a Hungria não consiga bater a Letónia, em Riga, igualmente hoje, a seleção lusa garante o segundo lugar do grupo e fica com ‘pé e meio’ no ‘play-off’, isto caso não consiga o apuramento direto.

Liderada pelo técnico dinamarquês Lars Olsen, que como jogador foi capitão da sua seleção no improvável triunfo no Europeu de 1992, a equipa das Ilhas Faroé teve um prometedor início de campanha, com um empate (0-0) com a Hungria e um triunfo na Letónia, por 2-0.

Num grupo de jogadores em que todos atuam em países escandinavos, destaque para o guarda-redes Gunnar Nielsen, que passou pelo Manchester City, e para o avançado Edmundsson, que esteve ligado ao Newcastle.

O Portugal-Ilhas Faroé está agendado para as 19:45 e terá arbitragem do sérvio Srdjan Jovanovic.

No dia 3 de setembro, a seleção nacional defronta a Hungria, em Budapeste.